_______________________________________________________________________________________________
Data:
30 de março de 2009
Mercedes-Benz lança nova versão do Actros
para mineração e construção civil

Empresa apresenta ao mercado o novo caminhão pesado Actros 4844 8x4 basculante para operações fora-de-estrada. Actros é reconhecido no Brasil pela força, robustez, resistência e tecnologia avançada.

• Actros foi eleito “Caminhão do Ano 2009” por jornalistas de 21 países

Com base no êxito do caminhão pesado Actros na mineração – o veículo chegou ao mercado brasileiro no ano passado e ganhou rápido reconhecimento pela força, robustez, resistência e tecnologia avançada – a Mercedes-Benz traz agora para o País um modelo da nova geração dessa linha de produtos, o Actros 4844 8x4, versão basculante, indicado também para a construção civil.

O novo Actros chega ao Brasil embalado pelo reconhecimento internacional. No último Salão Internacional de Veículos Comerciais – IAA de Hanover, Alemanha, foi eleito “O Caminhão do Ano 2009”. Esse título é resultado da votação de jornalistas especializados do setor de transporte de 21 países da Europa, que reconheceram os avanços em economia, compatibilidade ambiental, segurança e conforto proporcionados por sua tecnologia inovadora.

Em seus lançamentos, cada uma das três gerações do Actros foi apontada como o caminhão do ano. “A cada geração, o Actros oferece mais vantagens para os clientes, assegurando mais produtividade no transporte e, principalmente, maior rentabilidade operacional para o frotista”, afirma Eustaquio Sirolli, gerente de Marketing de Produto – Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Elevada potência e capacidade de carga

O Actros 4844 8x4 é equipado com o potente motor eletrônico OM 501 LA, de 435 cv de potência a 1.800 rpm e de 214 mkgf de torque a 1.080 rpm. Esse motor propicia ótimo desempenho com economia no consumo de combustível e reduzido índice de emissões. Além disso, atende com folga às demandas da mineração e da construção civil, que necessitam principalmente de velocidades operacionais mais elevadas e maior capacidade de subida.

O Actros 4844 8x4 tem capacidade para 48.000 kg de peso bruto total – PBT e 123.000 kg de capacidade máxima de tração – CMT. Sua capacidade de carga líquida chega a cerca de 37.000 kg, dependendo do peso do implemento, o que permite a utilização de básculas com capacidade até 20 metros cúbicos.

O conjunto de suspensão é extremamente robusto, com molas dianteiras para 9.000 kg em cada eixo e com molas reforçadas na traseira, para 18.000 kg por eixo. Isso resulta num conjunto de molas para 54.000 kg, capacidade super dimensionada para a aplicação do caminhão, que trabalha com folga mesmo em condições extremas de carga.

Tanto na dianteira quanto na traseira, a suspensão conta com molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. O caminhão dispõe também de redução nos cubos e bloqueios transversal e longitudinal dos diferenciais traseiros. Isso faz com que o veículo sempre tenha tração uniforme em todas as rodas traseiras, mesmo em condições desfavoráveis à tração.

Design reforça sensação de força e robustez

O design da nova geração do Actros confere ao caminhão um aspecto visual que reforça a sensação de força e robustez. A estrela Mercedes-Benz, de grandes proporções, segue em evidência no centro da grade frontal. Na parte superior da cabina, a novidade é o parassol externo tripartido, que ganha destaque, assim como o protetor inferior do radiador, elemento indispensável para um veículo que opera em terrenos irregulares, onde há grande incidência de pedra, terra e areia.

Os faróis contam com uma grade metálica de proteção, mais resistente frente às severas condições de operação do caminhão. A carcaça dos espelhos retrovisores externos também recebe uma cobertura de plástico de alta resistência a impactos e riscos, como aqueles provocados por galhos de árvores, pedra e areia.

No conjunto ótico dianteiro do Actros 4844 8x4, os faróis principais incorporam os faróis de neblina, que são muito utilizados, por exemplo, nas operações da mineração.

Câmbio semi-automatizado facilita o trabalho do motorista

O pesado Actros 4844 8x4 vem equipado com o câmbio Mercedes-Benz G 240 de 16 marchas, com sistema semi-automatizado de troca de marchas. Este sistema, o Telligent®, torna os engates de marcha mais rápidos, suaves, precisos e seguros, facilitando o trabalho do motorista, que pode ficar com a mão no volante por mais tempo, concentrando-se na direção do caminhão.

A manopla do câmbio Telligent® está localizada no console rebatível integrado ao banco do motorista. Assim, fica sempre em posição ideal, independentemente da altura do banco, e o motorista pode selecionar as marchas com simples movimentos, sem esforço.

A embreagem dupla do Actros 4844 8x4 assegura mais força para a transmissão do caminhão, resultando também em maior durabilidade e maiores intervalos de manutenção.

Esse caminhão pesado Mercedes-Benz dispõe de um exclusivo sistema de direção com assistência hidráulica de duplo circuito, que proporciona uma dirigibilidade suave e segura. Numa eventual falha de um circuito hidráulico, o segundo mantém as funções da operação, sem prejuízo do controle e conforto da direção do veículo. Além disso, um alarme avisa o motorista da ocorrência. Este sistema é utilizado, por exemplo, em tratores e outros veículos pesados fora-de-estrada.

ABS, ASR e retarder de série

Além de ampliar a eficiência de frenagem, o Telligent® assegura maior vida útil dos componentes dos freios, controlando o funcionamento do ABS e do ASR, itens de série no Actros. O sistema antibloqueio de rodas ABS permite a dirigibilidade do caminhão nas frenagens de emergência ou pisos escorregadios, aumentando sensivelmente a segurança. O ASR garante o controle da tração do veículo mesmo em situações de pouca aderência.

O sistema Telligent® de frenagem inclui a função "Hill Holder" de assistência para partida em rampas. O dispositivo mantém o veículo parado por alguns segundos, até que o motorista arranque com suavidade, evitando que o veículo desça em marcha à ré. Isso traz maior conforto para o condutor e mais segurança para o caminhão e a carga.

O Actros 4844 8x4 vem equipado também com retarder, sistema hidrodinâmico acoplado à caixa de mudanças que proporciona significativo aumento na potência de frenagem, ampliando os níveis de segurança, garantindo maior eficiência e menor desgaste dos componentes do freio de serviço. O uso adequado do retarder pode evitar o uso do freio de serviço em cerca de 85% das operações.

O Actros 4844 conta ainda com o exclusivo sistema de compensação de carga automático para os eixos dianteiros, assegurando melhor distribuição de peso e maior estabilidade.

Computador de bordo e sistema de manutenção flexível

O motorista do Actros dispõe de computador de bordo, que traz informações como consumo de combustível, duração da viagem, prazos de manutenção, ocorrências de falhas ou avariais e as medidas necessárias para saná-las, além de outros dados. O painel de instrumentos proporciona total interatividade com o motorista, o que inclui, por exemplo, a função “Eco Meter”, que indica a forma de condução mais econômica do veículo.

O Actros 4844 é equipado com o Sistema de Manutenção Flexível, que auxilia o cliente quanto ao planejamento das manutenções que serão efetuadas no veículo, o que é o caso do momento adequado para troca de fluidos como óleos lubrificantes, líquido de arrefecimento e filtro de ar. O tempo de vida útil dos fluidos é calculado a partir da qualidade e do modo de condução do veículo. Dessa forma, por exemplo, a data para substituição de óleo lubrificante do motor é indicada no painel de instrumentos antes que ele já esteja sem condição de uso.

A cabina do Actros 4844 é confortável e ergonômica, garantindo facilidade de acesso aos comandos e praticidade na utilização de compartimentos e porta-objetos. Isso proporciona mais comodidade para o motorista, que conta com mais bem-estar a bordo graças a ar condicionado e aquecimento de série.

Entre os itens do Actros 4844 destacam-se ainda alarme de utilização do cinto de segurança, alarme de marcha à ré, mangueira de ar para limpeza da cabina e suporte flexível de borracha nos degraus de acesso à cabina. Este suporte oferece maior proteção diante de eventuais impactos de pisos irregulares.

Preparação para o Fleetboard

O Actros 4844 8x4 vem preparado para conexão ao FleetBoard, inovador sistema de gestão de frota via Internet oferecido pela Mercedes-Benz para caminhões pesados. A ativação é feita após a contratação do serviço pelo cliente.

Graças a uma série de serviços e funcionalidades – como rastreamento de veículos, maximização da manutenção e da condução econômica, controle de tempo de trabalho do motorista e mapeamento de rotas – o FleetBoard permite uma gestão profissional da frota, o que traz maior eficiência operacional e maior rentabilidade para os clientes.

Disponibilidade do caminhão Actros assegura produtividade nas severas operações da Fagundes
Fagundes Construção e Mineração
Principais dados técnicos

Contato:

Valter Oliveira, Telefone: 11 4173-7324
Email: valter.oliveira@daimler.com

Mais informações sobre a Mercedes-Benz estão disponíveis na internet em: www.mercedes-benz.com.br/imprensa

Mercedes-Benz do Brasil. - Av. Alfred Jurzykowski, 562 - São Bernardo do Campo - SP - 09680-900
Rodovia BR 040, Km 773 - Juiz de Fora - MG - 36092-900
Você recebeu esta mensagem com a tecnologia MAXPRESS.