Notícias


23 / 01 / 2009

General Motors do Brasil completa 84 anos de atividades no País com planos de expansão e lançamento de novos veículos

A empresa registrou, em 2008, seu novo recorde de vendas no mercado interno com quase 550 mil veículos

A General Motors do Brasil, maior subsidiária da Corporação na América do Sul e terceira maior operação fora dos Estados Unidos, completará nesta próxima segunda-feira (26/01/2009), 84 anos de atividades no país. A empresa mantém inalterado seu cronograma de investimentos, independentemente da queda nas vendas de veículos do mercado como um todo, verificada no último trimestre de 2008.

“Além da lucratividade da empresa no Brasil também buscamos dar sequência, sem alteração, ao nosso cronograma de investimentos no País”, destaca Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.

O atual programa de investimentos desenvolvido pela GM é de US$ 1,5 bilhão e inclui o lançamento, ainda em 2009, de um novo veículo, resultado do projeto Viva, e outros dois novos veículos, de outro projeto, a partir de 2011. A GM também investe, dentre outros projetos, na construção de uma nova fábrica de motores e componentes automotivos, localizada em Joinville (SC), que entrará em operação em 2010.

O ano de 2008, apesar da situação vivida nos seus últimos três meses, representou para a GM do Brasil, a oportunidade de estabelecer seu novo recorde nacional de vendas anuais, com o emplacamento de 548.941 veículos, com uma participação de 19,46% no mercado total brasileiro. Em relação a 2007 – o recorde anterior foi de 498.693 veículos -, houve uma evolução de 50.248 veículos, com crescimento de 10,1% no volume de vendas.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, assinala que a GM do Brasil é hoje um dos cinco centros mundiais de criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. E acrescenta que a subsidiária brasileira é uma das principais da Divisão LAAM, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio. Esta divisão, aliás, tem obtido lucratividade nos últimos anos, contribuindo para a saúde financeira da GM mundial.

Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil, lembra que, em termos de mercados nacionais nos países onde a empresa atua no mundo, a subsidiária brasileira só fica atrás dos Estados Unidos e da China. No que diz respeito aos veículos da marca Chevrolet, o mercado brasileiro é o segundo maior em tamanho no mundo, só ficando atrás do mercado norte-americano.

Munhoz acentua ainda que a linha de modelos da marca Chevrolet é a maior oferecida pelo setor automobilístico brasileiro no País, com 18 modelos: Celta, Classic, Prisma, Corsa hatchback, Corsa sedã, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback), Omega, monovolumes Meriva e Zafira, utilitários esportivos Blazer, Tracker e Captiva e picapes Montana e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla.

Histórico de sucesso

Fundada em 26 de janeiro de 1925, quando montava veículos importados em galpões alugados no Bairro do Ipiranga, na capital paulista, a GM do Brasil chegou aos 84 anos de atividades no País, na condição de a empresa da indústria automobilística que tem a tradição de oferecer ao mercado brasileiro os veículos com a mais avançada tecnologia, além de serem modernos, seguros e confortáveis.

A GM do Brasil tem três complexos que produzem veículos, em São Caetano do Sul (Região do ABCD paulista) e São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba)SP) e Gravataí (RS).

Em São Caetano são produzidos os modelos Classic, Corsa hatchback, Corsa sedã, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra sedã, Vectra GT (hatchback) e picape Montana. Em São José dos Campos, os modelos Corsa hatchback, Corsa sedã, monovolumes Meriva e Zafira, picapes Montana, utilitário-esportivo Blazer e S10 Cabine Simples e S10 Cabine Dupla. Em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, dois modelos, Celta e Prisma.

Além destas fábricas a GM também tem um Complexo Industrial em Mogi das Cruzes (SP), onde produz componentes estampados e peças, um Centro de Distribuição de Peças em Sorocaba (SP) e o Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) em Indaiatuba (SP), que é o mais moderno e completo da América Latina e um dos mais avançados do mundo. Em todas as suas atividades no país a GM emprega um efetivo em torno de 23 mil funcionários.



Fotos históricas da GM do Brasil

Vista aérea da sede da GM em São Caetano do Sul (SP), com destaque para o portão 1 Final da linha de montagem da fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil
Fotos atuais da GM do Brasil - Divulgação / Maurício Pavan
A General Motors Corporation (NYSE: GM), uma das maiores montadoras do mundo, foi fundada em 1908 e hoje fabrica automóveis e veículos comerciais em 34 países. Com sua sede mundial em Detroit, nos Estados Unidos da América, a GM emprega atualmente 252.000 pessoas em todas as grandes regiões do mundo e vende veículos e serviços em cerca de 140 países. Em 2008, a GM vendeu 8,35 milhões de veículos globalmente com as seguintes marcas: Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, GM Daewoo, Holden, Hummer, Opel, Pontiac, Saab, Saturn, Vauxhall e Wuling. O maior mercado nacional para a GM são os Estados Unidos, seguidos pela China, Brasil, Reino Unido, Canadá, Rússia e Alemanha. A subsidiária da GM OnStar é a líder da indústria de segurança veicular, proteção e serviços de informação. Mais informações a respeito da GM podem ser encontradas no site www.gm.com.

A GM é acionista majoritária da GM Daewoo Auto & Technology Co., da Coreia do Sul, e tem colaboração nas áreas de desenvolvimento de veículos, motores e transmissões e compras com a Suzuki Motor Corporation e Isuzu Motors Ltda., ambas do Japão. A GM também tem a colaboração no desenvolvimento de tecnologia avançada e parcerias com a Chrysler LLC, a Daimler AG, BMW AG e Toyota Motor Corporation, e produção de veículos em várias partes do mundo, em associação com a Toyota e Suzuki, no Japão, Xangai Automotive Industry Corporation, na China, Autovaz, na Rússia e Renault SA, na França.

Peças genuínas e acessórios são vendidos com as marcas GM, GM Performance Parts, GM Goodwrench e AC Delco e distribuídos pelas áreas de serviços e peças da GM para concessionárias e distribuidores da marca em todo o mundo. Motores e transmissões são produzidos e vendidos em todo o mundo pela divisão GM Powertrain.

 
Contatos / General Motors

Carlos A. Pereira de Souza
Telefone: (11) 4234-6282 / 9973-8185
Email: carlos.souza@gm.com

Renato Luti
Telefone: (11) 4234-6280
Email : renato.luti@gm.com

 

Você recebeu esta mensagem com a tecnologia MAXPRESS.

Copyright© 2000 Maxetron. Todos os direitos reservados. All rights reserved