17 de dezembro de 2007

Responsabilidade ambiental comprovada

Fábrica da Bridgestone em Camaçari recebe a recomendação para a certificação ISO 14001

Inaugurada em fevereiro deste ano, a fábrica da Bridgestone Firestone na Bahia recebeu, em novembro, a recomendação para a certificação ISO 14001, um compromisso de peso da atuação responsável da empresa em relação ao meio ambiente. O recebimento deste certificado completa o grupo de requisitos que a nova fábrica necessitava para iniciar o fornecimento às montadoras de veículos instaladas no país.

“Além disso, a ISO 14001 garante a sustentabilidade dos negócios da empresa e reforça os princípios de proteção ambiental, levando uma abordagem preventiva aos desafios ambientais e à utilização de tecnologias que não agridem o meio ambiente”, explica Rioji Hirokawa, diretor da planta.

Realizado pela Lloyd´s Register, o processo de auditoria teve duas fases. Na primeira, em setembro, verificou-se toda a documentação de suporte ao sistema de gestão ambiental assim como o atendimento a legislação vigente e o comprometimento da alta direção. No mês seguinte houve a análise do diagnóstico dos possíveis impactos causados pelas atividades desenvolvidas pela empresa ao meio ambiente, assim como o monitoramento e planejamento para evitá-los e prevenir que voltem a ocorrer no futuro. Diversas medidas pró-ativas também foram determinadas em planos de ação e de melhoria contínua nos processos produtivos.

O sistema de gestão ambiental da Bridgestone contempla a gestão de todos os resíduos gerados, destinação ambientalmente adequada desses resíduos, entre eles o tratamento de efluentes, além da otimização da utilização de recursos naturais, entre outras atividades que tenham influência sobre a minimização do impacto ambiental.

Sobre a Bridgestone

A Bridgestone, com sede em Tóquio (Japão), é a maior fabricante mundial de pneus, com vendas de US$ 25 bilhões em 2006. Emprega 126 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países, com 165 fábricas, das quais 58 são fábricas de pneus, 87 fábricas de produtos diversos (autopeças, semicondutores, equipamentos para golf e tênis, bicicletas), além de 20 fábricas para produção de matérias primas. No Brasil, a empresa gera 3.600 empregos diretos e produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas deSanto André (SP) e de Camaçari (BA), que juntas atingem uma capacidade para produzir mais de 35 mil pneus/dia. Em 2006, faturou R$ 1,600 bilhão. Entre 2000 e 2007, a empresa terá investido cerca de US$ 460 milhões para a expansão da sua produção e implantação de novos produtos e tecnologias, além da modernização de mais de 500 pontos de vendas distribuídos pelo país.

Bridgestone Firestone do Brasil Ltda
Assuntos Corporativos
Fone: 11.4433-1568
E-mail: acorporativos@bfbr.com.br

Informações: Gleyma Lima
Jornalista Responsável: Raul Viana (Mtb 08095)

Visite nosso site: www.bridgestone.com.br

Você recebeu esta mensagem com a tecnologia MAXPRESS.