Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | CFB | 25/08/2015 13:11:47 | 809 Acessos
Jubileu de ouro da Biblioteconomia é comemorado no Congresso Nacional

Sessão solene na Câmara dos Deputados homenageou os 50 anos da regulamentação da Biblioteconomia. No Senado, Seminário de Políticas Públicas para Bibliotecas discutiu o futuro da profissão

Os 50 anos da regulamentação da profissão de bibliotecário foram comemorados em dois eventos especiais na segunda-feira, 17 de agosto, no Congresso Nacional. Pela manhã, o Plenário da Câmara dos Deputados promoveu uma sessão solene em homenagem aos bibliotecários; e, à tarde, o auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, sediou um seminário com o tema Políticas Públicas para Bibliotecas.


Considerada a primeira sessão solene da história do parlamento em homenagem aos profissionais bibliotecários, o evento foi requerido pelo deputado Esperidião Amin (PP/SC) e presidida pelo deputado Fernando Monteiro (PP/PE). Estiveram presentes representantes de várias gestões do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia e representantes de entidades do setor. A abertura da sessão contou com a exibição de um vídeo em homenagem à profissão com o depoimento de parlamentares como Chico Alencar e Jean Willis do PSol. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), também enviou um depoimento para ser lido no Plenário. Para o parlamentar, os bibliotecários são de suma importância na democratização da informação, especialmente na era da tecnologia. ?Esses são profissionais capazes de oferecer igualdade no acesso à informação em áreas vitais como a educação, ciência e tecnologia?. O deputado Lobbe Neto (PSDB/SP) foi outro que enviou pronunciamento, congratulando a todos os bibliotecários pela data. Na ocasião, foi lançado, ainda, pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) um carimbo e um selo comemorativo em homenagem aos bibliotecários.


A deputada Érika Kokay (PT/DF) em seu discurso afirmou que esses profissionais constroem a autonomia dos cidadãos. ?Com a ajuda dos bibliotecários, os brasileiros são capazes de construir o próprio saber e aumentam o rendimento escolar. Não queremos salas de leitura nas escolas, mas, sim, bibliotecas gerenciadas por bibliotecários capazes de saber o que é melhor para a comunidade em que estão inseridas?, disse. A presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Regina Celi Sousa, lembrou que os 50 anos de história da profissão foram marcados pela atuação do Conselho em conceitos democráticos, liberdade e direito ao acesso à informação, cultura e conhecimento. ?A universalização das bibliotecas escolares foi o feito mais recente de nossas conquistas. Um salto rumo ao fortalecimento da Educação em nosso país. Os conselhos agem para que os serviços de bibliotecários prestados pelo setor público e privado sejam sempre de melhor qualidade. Hoje celebramos a solidificação de uma área profissional com amplo legado social.?


À tarde, o auditório Petrônio Portela sediou o seminário Políticas Públicas para Bibliotecas. A iniciativa do Sistema CFB/CRB teve apoio da senadora Fátima Bezerra, relatora do Projeto de Lei do Senado nº 28/2015, que institui a Política Nacional de Bibliotecas. O evento contou com parcerias do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Biblioteca Nacional de Brasília, Mala do Livro e Ministério da Cultura. O objetivo foi avaliar o cenário atual das políticas públicas para a área e ouvir da comunidade acadêmica melhorias para definir os aspectos do texto que comporá o projeto de lei para a Política Nacional de Bibliotecas.


Estiveram presentes representantes e lideranças do setor bibliotecário de todos os estados brasileiros, professores e dirigentes de bibliotecas. As resoluções serão encaminhas para a senadora Fátima Bezerra, para serem consideradas em sua relatoria. Em seguida o projeto será enviado para compor a pauta da Casa.

Compartilhar
Sala de imprensa CFB
Empresa CFB - CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA
Contato Roberto Barros
E-mail cfb@cfb.org.br Fone (61) 33282989
Editoria (s) Cultura, Nacional
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
DIVULGA RN AMBULÂNCIAS MELHORIA EVENTO DEBATE
ENTREGA RIOS SAÚDE ALCKMIN JOGOS Macuco
IMPLEMENTAÇÃO TRÊS RESULTADOS ESCOLAS CAMINHOS APROVADAS
MANAUS ANS GOVERNADOR MINISTÉRIO FINANCEIRA CONTAS
GERALDO SECOVI-SP
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta