Pautas | MCO Comunicação Empresarial | 07/10/2014 12:21:00 | 498 Acessos
Líderes da indústria de refrigeração organizam "Iniciativa Global de Gestão de Refrigerantes"
Iniciativa cria um marco em direção à redução de emissões de efeito estufa dos HFCs

Três das principais associações de refrigeração do mundo (The Alliance) Aliança para Política Atmosférica Responsável, (AHRI) Instituto de Ar-condicionado, Aquecimento e Refrigeração e a (ABRAVA) Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento, anunciaram em Nova York, durante a Conferência Geral sobre o Clima da Secretaria Geral das Nações Unidas, a formação da Iniciativa Global de Gestão de Refrigerante (Global Refrigerant Management Initiative)

O vazamento de fluidos refrigerantes durante a manutenção de equipamentos é a maior fonte de emissões de hidrofluorcarbonos (HFC) em todo o mundo. Esta iniciativa trabalhará na identificação de oportunidades para educar a cadeia global de fornecimento da indústria sobre os meios para melhorar a gestão dos refrigerantes e reduzir vazamentos e emissões durante os serviços, especialmente onde as taxas de vazamentos são as maiores. Além disso, a iniciativa vai incentivar a reciclagem, recuperação, reaproveitamento e destruição no final da vida dos refrigerantes e desenvolver políticas para promover a correta gestão dos mesmos.

"Vazamentos da instalação e manutenção de equipamentos são a maior fonte de emissões de HFC em todo o mundo", disse Kevin Fay, Diretor Executivo da The Alliance. "Nós estabelecemos esta iniciativa, porque cabe a todos os setores da nossa indústria trabalhar com nossos governos para educar as pessoas que instalam, prestam serviço e substituem equipamentos HVAC-R, sobre como lidar com esses fluidos refrigerantes de forma responsável e criar uma cultura de cuidado responsável".

Além dessas organizações líderes, o esforço organizado deste setor privado incluirá a participação das organizações de refrigerante da Austrália, Canadá, China, Colômbia, União Europeia, Japão, México e Coréia do Sul - uma verdadeira coalizão global que representa cerca de 90 por cento dos equipamentos de refrigeração e ar-condicionado vendidos em todo o mundo. A iniciativa também trabalhará com a CCAC (Coalizão do Clima e Ar Limpo) parceiros para desenvolver e implementar programas colaborativos de base ampla entre os setores público e privado para reduzir as emissões de HFC através da conscientização, capacitação e orientação para a implementação de gestão adequada, manutenção, e práticas para o final de vida dos refrigerantes.

"A gestão ambiental é uma marca característica de nossa indústria", disse o presidente da AHRI, Stephen Yurek. "Essa iniciativa reforça nosso compromisso de prover à saúde, segurança e conforto de pessoas em todo o mundo da forma mais responsável possível", disse ele.

O aumento das emissões de HFC tem sido identificado como uma preocupação significativa. HFCs são compostos introduzidos para substituir rapidamente as substâncias que destroem a camada de ozônio que estão sendo eliminadas pelo Protocolo de Montreal. Atualmente os HFCs representam apenas cerca de 1 por cento das emissões globais de gases de efeito estufa. Porém, o crescimento do consumo é inexorável, espera-se que os HFCs aumentem além de 10 por cento das emissões de gases de efeito estufa até 2050. O Presidente Internacional da ABRAVA, Samoel Vieira de Souza disse que "Não há dúvida de que as emissões são uma preocupação de toda a cadeia de abastecimento e precisam ser contidas".

Também em setembro, a Alliance e AHRI participaram de uma mesa redonda da Liderança da Indústria do HFC na Casa Branca. Nessa reunião, as empresas associadas da Alliance e outras, anunciaram seus compromissos voluntários para introduzir novos compostos e tecnologias de baixo potencial de aquecimento global (GWP) para substituir os compostos e tecnologias de alto GWP em uso atualmente, e também continuar a melhorar a eficiência energética. A indústria vai investir US$5 bilhões na próxima década para pesquisar, desenvolver e comercializar novos refrigerantes com tecnologias de baixo GWP, e equipamentos nos quais serão usados.

A Alliance se comprometeu a tomar medidas e apoiar políticas para reduzir as emissões globais de HFC em 80 por cento até 2050. Os líderes da indústria defenderam a proposta Norte Americana de Emenda ao Protocolo de Montreal como o melhor meio de alcançar um phase-down global dos HFCs, e ao mesmo tempo intensificar a pesquisa e desenvolvimento da próxima geração de refrigerantes.

Sobre a Alliance for Responsible Atmospheric Policy (The Alliance)
A Alliance, ou Aliança é uma coalizão da indústria, organizada em 1980 para abordar a questão da destruição do ozônio estratosférico e à produção e utilização de compostos de fluorcarbono. A organização é composta por fabricantes e empresas, incluindo suas associações profissionais que dependem de HCFCs e HFCs. De acordo com um estudo recente, os indústrias dos EUA que utilizam e produzem fluorcarbono, contribuem com mais de 158 bilhões de dólares anualmente em produtos e serviços para a economia dos Estados Unidos, e geram empregos para mais de 700.000 pessoas com uma folha de pagamento de todo o setor de mais de US $ 32 bilhões. Hoje, a Aliança coordena a participação da indústria no desenvolvimento de políticas internacionais e do governo razoáveis no nexo de proteção da camada de ozônio e das mudanças climáticas. Site www.alliancepolicy.org

Sobre o Air-Conditioning, Heating, and Refrigeration Institute (AHRI).
O Instituto de Ar-condicionado, Aquecimento e Refrigeração (AHRI) é a associação comercial que representa os fabricantes de ar-condicionado, aquecimento, refrigeração comercial e equipamentos de aquecimento de água. Um defensor da indústria reconhecido internacionalmente, AHRI desenvolve normas e certifica o desempenho de muitos destes produtos. As 312 empresas associadas à AHRI fabricam com qualidade, eficientes e inovadores equipamentos para ar-condicionado residencial e comercial, aquecimento central, abastecimento de água e equipamentos de refrigeração comercial e componentes para venda na América do Norte e em todo o mundo.
www.ari.org

Sobre a ABRAVA Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento
A ABRAVA, com sede em São Paulo, foi fundada em 1962, é uma associação nacional que congrega, fabricantes de equipamentos, projetistas, instaladores, mantenedores e revendedores de peças e componentes de todo o país. Sua missão é garantir o desenvolvimento tecnológico e competitivo dos setores de refrigeração, ar-condicionado, ventilação e aquecimento do país, defendendo os seus legítimos interesses e promovendo o uso responsável de equipamentos e refrigerantes para reduzir o aquecimento global, preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida. www.abrava.com.br

Organizações de apoio
Associação Brasileira de HVAC -R (ABRAVA, Brasil); Associação de Ar - condicionado, Ventilação e Refrigeração (ACAIRE , Colômbia); Instituto Ar - condicionado, Aquecimento e Refrigeração (AHRI , Estados Unidos) ; Aliança por Política Atmosférica Responsável (Estados Unidos) ; Associação Nacional da Indústria Fabricante de Refrigeração (ANFIR , México); Associação dos Fabricantes de Ar - condicionado e Refrigeração (AREMA , Austrália) ; Associação da Indústria da China de Ar-condicionado e Refrigeração (CRAA , China ); Parceria Europeia para a Energia e o Meio Ambiente (EPEE , União Europeia); Instituto de Aquecimento, Refrigeração e Ar-condicionado (HRAI , Canadá); Associação da Indústria Refrigeração e Ar do Japão - condicionado (JRAIA , Japão); Associação da Indústria da Coréia Refrigeração e Ar - condicionado (KRAIA , Coréia do Sul); Associação de Fabricantes de Refrigeração e Ar-condicionado (RAMA , Índia) ; Refrigerantes Austrália (Austrália).

Assessoria de imprensa
MCO Comunicação Empresarial
Jornalista responsável: Maria Cecília Martins

Alessandra Lopes - Alessandra.lopes@mcocom.com.br
(11) 3231.3132 - (11) 98544.9448
SP, outubro/2014

MCO Comunicação Empresarial Ltda
Rua Pará, 76 cj 32 - Cep: 01243-020 - Higienópolis.
Telefone 11 3231.3132

Sala de imprensa MCO Comunicação Empresarial
Empresa MCO COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL LTDA.
Contato Alessandra Lopes
E-mail alessandra.lopes@mcocom.com.br Fone (11) 32313132