Pautas | MKT Comunicação | 21/01/2014 10:56:13 | 351 Acessos
Entenda a Lesão do jogador Neymar

Contexto:

O atacante Neymar sofreu uma lesão do tornozelo direito, na quinta-feira, 16 de janeiro, aos 24 minutos do primeiro tempo, na vitória do Barcelona por 2x0 sobre o Gatafe, pela Copa do Rei.

Na sexta, 17, o atleta desembarcou na cidade catalã e foi diretamente para Clínica Creu Blanca, onde realizou exames durante aproximadamente 1h20 e teve confirmada a lesão nos tendões fibulares do tornozelo direito.
Assim como era esperado, o período de recuperação do atleta brasileiro se estenderá por até quatro semanas.

Sugestão de Fonte: Central da Fisioterapia

A entorse nos tendões fibulares do tornozelo - antigamente chamados de tendões peroneais - acontece quando o indivíduo torce o pé para a parte interna. São dois os tendões peroneais: Fibular curto e Fibular longo.
Os dois tendões têm a função de contribuir para a flexão da planta do pé e para o movimento de pisada (do calcanhar até o momento em que o pé todo toca o chão). São importantes na estabilidade da tíbio-társica (articulação entre a perna e o pé), além de garantir o equilíbrio lateral do tornozelo e são os primeiros a contrair quando há entorse no tornozelo em eversão (quando o pé vira para a parte de dentro).

A entorse pode ocorrer em um ou nos dois tendões e é classificada como:
- Aguda: causada, na maioria das vezes, por uma entorse no tornozelo em inversão;
- Crônica: associada a instabilidades, artrite reumatoide e outros.
Que podem ser:
- Grave;
- Assintomática.

O diagnóstico é dado a partir de perguntas ao paciente sobre sintomas, que neste caso são: dor na lateral e parte de baixo do tornozelo, sensibilidade e inchaço, vermelhidão, calor e desconforto, e de exames físicos, constatando o diagnóstico com exames de imagem.

O tratamento é cirúrgico no caso de grandes roturas, fissuras, luxações ou subluxações. Nas demais situações o tratamento deve ser conservador, combatendo a dor e a inflamação com aplicação de gelo e aparelhos específicos além de uso de bota imobilizadora.
A Fisioterapia Desportiva trabalha com a diminuição da tensão sobre os tendões, proibindo andar com pés descalços e fazendo exercícios que não causem dor, trabalhando, posteriormente, os músculos envolvidos sem gerar dor, diminuir o inchaço e hematoma que são comuns em casos de entorse, para que os reabilite completamente e o atleta possa retornar à sua rotina de exercícios e competições normalmente.

Sugestão de Fonte: Dr. Rodrigo Peres

Fisioterapeuta engajado em agregar valor à fisioterapia e mostrar todos os benefícios que o tratamento fisioterapêutico pode trazer à saúde e à vida do paciente, Dr. Rodrigo Peres enxergou no atendimento domiciliar uma tendência e, a partir dessa observação, idealizou e criou a Central da Fisioterapia.
Dr. Rodrigo Peres atua na área de fisioterapia há mais de 12 anos, tendo mais de dez anos de experiência com Atendimento Domiciliar (Home Care). Anteriormente à Central da Fisioterapia, teve experiência profissional em clínicas, como Clínica Geriátrica Mario Mosca e atuou em hospitais renomados, como Hospital São Luiz, Hospital das Clínicas e Hospital São Paulo.
Possui pós-graduação em “Intervenção Fisioterapêutica nas Doenças Neuromusculares”, pela EPM/UNIFESP; e pós-graduação em “Fisiologia e biomecânica da Atividade Motora com Avaliação e Reabilitação” pela IOT/HCFM/USP.

Sugestões de assuntos a serem abordados:
• O que é a fisioterapia desportiva?
• Como é o tratamento para esse tipo de lesão?
• No caso do jogador Neymar, qual o tratamento indicado?
• E para a recuperação ser mais rápida e não atrapalhar a participação dele na Copa do Mundo 2014?
• Existe algum tipo de prevenção para essa lesão?

Sala de imprensa MKT Comunicação
Empresa MKT HOUSE LTDA