Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | RAF Comunicação | 15/01/2014 16:41:45 | 162 Acessos
Táxis de frota "presenteiam" São Paulo diariamente

Se a cidade de São Paulo pudesse “assoprar” as velas de seu bolo de aniversário de 460 anos, a serem completados no próximo dia 25 de janeiro, certamente faria pedidos para atender a importantes necessidades. Pediria veículos menos danosos ao meio ambiente, para amenizar o problema da poluição; mais carros preparados para transportar seus cidadãos com necessidades especiais de locomoção; e a garantia de transporte seguro nas 24 horas do dia, inclusive de madrugada, quando trens e metrô deixam de circular e as linhas de ônibus são reduzidas.

Pois esses e outros “presentes” são oferecidos todos os dias pelos 3.800 táxis de frota da capital, que pertencem a 58 empresas representadas pela Adetax - Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo. As frotas destacam-se por introduzir importantes inovações no transporte de utilidade pública da cidade, como os táxis adaptados para cadeirantes (Táxis Acessíveis), os veículos movidos exclusivamente a motor elétrico (Táxis Elétricos) e aqueles que combinam eletricidade e combustível (Táxis Híbridos). Os veículos de frotas, somados aos dirigidos por taxistas pessoa física, totalizam os 33 mil táxis existentes na capital, que colaboram com o transporte diário de 450 mil passageiros.< /p>

Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, afirma que essas iniciativas são motivadas pelo propósito de buscar sempre o melhor atendimento para a população paulistana. “As frotas estão a serviço da cidade há mais de 40 anos”, lembra. “Nesse período, procuramos atender a todas as demandas surgidas na área de transporte urbano, como a necessidade de colocar nas ruas veículos menos poluentes, dotados de tecnologias que proporcionem conforto aos usuários cadeirantes, com disponibilidade garantida em todas as horas do dia e que ajudem a desafogar o trânsito”, completa.

Auriemma ressalta ainda que, em todas essas ações, as frotas sempre atuaram em parceria com o Poder Público. Um exemplo é o uso dos corredores de ônibus pelos táxis, cuja autorização vem sendo renovada pela Prefeitura desde 2005, por considerá-los necessários enquanto meio de transporte que ajuda a reduzir os engarrafamentos.

O presidente da Adetax também lembra que, mesmo quando as condições se apresentam pouco favoráveis para as frotas, a prioridade é a qualidade do serviço prestado à população. “Todos os investimentos na renovação contínua das frotas e na aquisição dos táxis acessíveis, elétricos e híbridos, por exemplo, foram assumidos integralmente pelas empresas, mesmo pagando tributos como IPVA, ICMS e IPI, dos quais os taxistas autônomos são isentos”, explica.
Detalhes dos projetos

Breve histórico, números e informações sobre projetos pioneiros e iniciativas assumidas pelas frotas de táxi paulistanas.
Uma das maiores frotas de táxis acessíveis do mundo – O serviço de Táxi Acessível foi lançado em fevereiro de 2009, com 16 veículos. Hoje, são mais de 90 carros especialmente adaptados para o transporte de cadeirantes, número maior que o de grandes cidades como Nova York, Paris, Roma e Londres. Os veículos são do modelo Fiat Dobló, com plataforma elétrico-hidráulica acionada por controle remoto. Em quase cinco anos, já são mais de 60 mil corridas atendidas. O serviço é oferecido 24 horas e deve ser solicitado pelo telefone (11) 3740-5544. Há também um website específico para informações, no endereço www.taxiacessivel.com.br.
Táxis Elétricos – os dois primeiros táxis de São Paulo movidos exclusivamente a energia elétrica são de frota e começaram a circular em dezembro de 2012. No decorrer de 2013, mais oito veículos foram incorporados à frota, totalizando os atuais dez táxis elétricos disponíveis na cidade. Os carros são do modelo Nissan Leaf, já vendidos normalmente em muitos países da Europa, nos EUA e no Canadá. A iniciativa viabilizou a estrutura necessária para que, em médio prazo, os carros elétricos possam ser definitivamente comercializados no Brasil.
Primeiros veículos híbridos do Brasil são táxis – O primeiro lote de carros híbridos (movidos com gasolina e eletricidade) emplacados no Brasil pertence às frotas de táxi paulistanas. O projeto começou em dezembro de 2012, com 20 veículos. Hoje, são 116 táxis híbridos, todos do modelo Toyota Prius e adquiridos a um custo de R$ 120 mil por unidade. Por conta do pioneirismo das frotas, outros segmentos empresariais passaram a adotar os carros híbridos.
Transporte garantido nas madrugadas – Outra importante particularidade dos táxis de frota de São Paulo é a sua disponibilidade nas 24 horas do dia, inclusive nas madrugadas. Isso porque a maioria dos táxis que circula pela capital nesse horário pertence às frotas. A iniciativa é garantia de transporte seguro em uma cidade conhecida por sua intensa vida noturna e que oferece poucas opções de transporte público nesse período, já que os trens e metrô deixam de circular e as linhas de ônibus atendem em quantidade reduzida.

Compartilhar
Sala de imprensa RAF Comunicação
Empresa AIZENSTEIN FURMAN COMUNICAÇÃO LTDA
Contato Rita Aizenstein Furman
E-mail rita@raf.com.br Fone (11) 55738916
Editoria (s) Cidades, Automóveis
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Gestor
Monitor
Ao Vivo
Conhecimentos
Prêmios
Crises
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta