Pautas | RAF Comunicação | 15/01/2014 16:41:45 | 171 Acessos
Táxis de frota "presenteiam" São Paulo diariamente

Se a cidade de São Paulo pudesse “assoprar” as velas de seu bolo de aniversário de 460 anos, a serem completados no próximo dia 25 de janeiro, certamente faria pedidos para atender a importantes necessidades. Pediria veículos menos danosos ao meio ambiente, para amenizar o problema da poluição; mais carros preparados para transportar seus cidadãos com necessidades especiais de locomoção; e a garantia de transporte seguro nas 24 horas do dia, inclusive de madrugada, quando trens e metrô deixam de circular e as linhas de ônibus são reduzidas.

Pois esses e outros “presentes” são oferecidos todos os dias pelos 3.800 táxis de frota da capital, que pertencem a 58 empresas representadas pela Adetax - Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo. As frotas destacam-se por introduzir importantes inovações no transporte de utilidade pública da cidade, como os táxis adaptados para cadeirantes (Táxis Acessíveis), os veículos movidos exclusivamente a motor elétrico (Táxis Elétricos) e aqueles que combinam eletricidade e combustível (Táxis Híbridos). Os veículos de frotas, somados aos dirigidos por taxistas pessoa física, totalizam os 33 mil táxis existentes na capital, que colaboram com o transporte diário de 450 mil passageiros.< /p>

Ricardo Auriemma, presidente da Adetax, afirma que essas iniciativas são motivadas pelo propósito de buscar sempre o melhor atendimento para a população paulistana. “As frotas estão a serviço da cidade há mais de 40 anos”, lembra. “Nesse período, procuramos atender a todas as demandas surgidas na área de transporte urbano, como a necessidade de colocar nas ruas veículos menos poluentes, dotados de tecnologias que proporcionem conforto aos usuários cadeirantes, com disponibilidade garantida em todas as horas do dia e que ajudem a desafogar o trânsito”, completa.

Auriemma ressalta ainda que, em todas essas ações, as frotas sempre atuaram em parceria com o Poder Público. Um exemplo é o uso dos corredores de ônibus pelos táxis, cuja autorização vem sendo renovada pela Prefeitura desde 2005, por considerá-los necessários enquanto meio de transporte que ajuda a reduzir os engarrafamentos.

O presidente da Adetax também lembra que, mesmo quando as condições se apresentam pouco favoráveis para as frotas, a prioridade é a qualidade do serviço prestado à população. “Todos os investimentos na renovação contínua das frotas e na aquisição dos táxis acessíveis, elétricos e híbridos, por exemplo, foram assumidos integralmente pelas empresas, mesmo pagando tributos como IPVA, ICMS e IPI, dos quais os taxistas autônomos são isentos”, explica.
Detalhes dos projetos

Breve histórico, números e informações sobre projetos pioneiros e iniciativas assumidas pelas frotas de táxi paulistanas.
Uma das maiores frotas de táxis acessíveis do mundo – O serviço de Táxi Acessível foi lançado em fevereiro de 2009, com 16 veículos. Hoje, são mais de 90 carros especialmente adaptados para o transporte de cadeirantes, número maior que o de grandes cidades como Nova York, Paris, Roma e Londres. Os veículos são do modelo Fiat Dobló, com plataforma elétrico-hidráulica acionada por controle remoto. Em quase cinco anos, já são mais de 60 mil corridas atendidas. O serviço é oferecido 24 horas e deve ser solicitado pelo telefone (11) 3740-5544. Há também um website específico para informações, no endereço www.taxiacessivel.com.br.
Táxis Elétricos – os dois primeiros táxis de São Paulo movidos exclusivamente a energia elétrica são de frota e começaram a circular em dezembro de 2012. No decorrer de 2013, mais oito veículos foram incorporados à frota, totalizando os atuais dez táxis elétricos disponíveis na cidade. Os carros são do modelo Nissan Leaf, já vendidos normalmente em muitos países da Europa, nos EUA e no Canadá. A iniciativa viabilizou a estrutura necessária para que, em médio prazo, os carros elétricos possam ser definitivamente comercializados no Brasil.
Primeiros veículos híbridos do Brasil são táxis – O primeiro lote de carros híbridos (movidos com gasolina e eletricidade) emplacados no Brasil pertence às frotas de táxi paulistanas. O projeto começou em dezembro de 2012, com 20 veículos. Hoje, são 116 táxis híbridos, todos do modelo Toyota Prius e adquiridos a um custo de R$ 120 mil por unidade. Por conta do pioneirismo das frotas, outros segmentos empresariais passaram a adotar os carros híbridos.
Transporte garantido nas madrugadas – Outra importante particularidade dos táxis de frota de São Paulo é a sua disponibilidade nas 24 horas do dia, inclusive nas madrugadas. Isso porque a maioria dos táxis que circula pela capital nesse horário pertence às frotas. A iniciativa é garantia de transporte seguro em uma cidade conhecida por sua intensa vida noturna e que oferece poucas opções de transporte público nesse período, já que os trens e metrô deixam de circular e as linhas de ônibus atendem em quantidade reduzida.

Sala de imprensa RAF Comunicação
Empresa AIZENSTEIN FURMAN COMUNICAÇÃO LTDA