Pautas | CODEVASF | 09/12/2013 18:36:35 | 277 Acessos
Ações da Codevasf irão promover desenvolvimento regional no sertão baiano

Apicultura, piscicultura, agricultura familiar, acesso a água. Ações que irão impulsionar o desenvolvimento econômico nos territórios baianos Sertão Produtivo, Velho Chico e Bacia do Paramirim estiveram na agenda da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta segunda (9), no município de Guanambi (BA), quando foi entregue uma série de equipamentos e anunciada a execução de novas ações em benefício da região sudoeste da Bahia. O evento foi realizado em conjunto com o governo do estado, que também formalizou a entrega de equipamentos.

“Hoje foram feitas entregas importantes na área da agricultura familiar, como as de kits de irrigação e de apicultura, e anúncios significativos, como o da retomada do projeto de irrigação do Vale do Iuiú, que tem área prevista de 30 mil hectares e cujo edital está aberto. Fizemos ainda a entrega simbólica de sistemas simplificados de abastecimento de água e assinamos ordem de serviço para a instalação de 4.088 cisternas de abastecimento humano na região”, destacou o presidente da Codevasf, Elmo Vaz. Além de Vaz, participaram do evento o secretário estadual da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, e diversas outras autoridades, além da população da região.

A Codevasf realizou a entrega de 122 kits de apicultura a associações dos municípios de Boquira, Iagaporã, Malhada e Riacho de Santana; 24 tanques-rede para a criação de peixes a produtores do município de Malhada; 42 kits de irrigação a famílias de Paramirim, Pindaí e Riacho de Santana; e um trator com grade e arado a uma associação de produtores rurais local. Na aquisição destes itens foi investido cerca de R$ 1,03 milhão.

De acordo com Nádia Ramos, representante da Associação Berimbau – que reúne produtores rurais de Guanambi e que no evento recebeu um trator adquirido pela Codevasf com recursos de emenda parlamentar –, o suporte do governo federal é muito importante para os produtores. “Há muito tempo a associação foi fundada e não tinha nenhum implemento que gerasse renda. Até a próxima semana estaremos com o trator, e isso nos deixa muito felizes”, disse.

No evento, a Codevasf também anunciou a conclusão da instalação de 5.536 cisternas de abastecimento humano nos municípios de Boquira, Caetité, Macaúbas e Riacho de Santana; das obras do sistema simplificado de abastecimento de água de Marrecas, no município de Malhada; das obras de reforma e ampliação do escritório de apoio técnico da Companhia localizado em Guanambi; e da construção de 20 barreiros em diferentes pontos da região sudoeste do estado – outros oito serão instalados em breve. Estes investimentos somam R$ 34,7 milhões.

O presidente da Codevasf assinou na ocasião, entre outros documentos, convênio com a prefeitura de Guanambi para a realização de obras de recuperação e adequação do perímetro irrigado de Ceraíma; e ordem de serviço para a instalação de 4.088 cisternas de abastecimento humano nos municípios de Botuporã, Ibipitanga, Ibitiara, Igaporã, Malhada, Piatã e Rio das Contas. O convênio e a ordem de serviço compreendem investimentos superiores a R$ 26,4 milhões.

Ações em andamento

A Companhia também anunciou, em Guanambi, ações da empresa que estão em andamento, dentre as quais a principal é a obra de extensão da Adutora do Algodão até o município de Caetité, por um percurso de 100 km, com investimento de R$ 42 milhões realizado por meio de convênio com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A Codevasf também trabalha para implantar sete sistemas simplificados de abastecimento de água em benefício dos municípios de Guanambi, Palmas de Monte Alto, Pindaí e Iuiú; entregar veículos, maquinário agrícola e equipamentos de abastecimento de água a 19 municípios da região; implantar 60 poços artesianos em 11 municípios (27 dos quais já foram perfurados); e realizar estudos de viabilidade do projeto de irrigação Iuiú, que deverá ser instalado nos municípios de Malhada, Iuiú e Sebastião Laranjeiras. Os investimentos somam R$ 15,3 milhões.

Todos os municípios beneficiados pelas ações apresentadas e anunciadas pela Codevasf estão localizados em áreas dos territórios baianos Sertão Produtivo, Velho Chico e Bacia do Paramirim. Os recursos utilizados são originários dos programas Água para Todos; Brasil sem Miséria; Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária; Aceleração do Crescimento; e Estudos para Desenvolvimento do Plano de Irrigação Pública do Semiárido Brasileiro; e também de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

Outras ações

No evento desta segunda-feira em Guanambi, o governo da Bahia realizou a entrega de um conjunto de máquinas ao Consórcio Intermunicipal Alto do Sertão, avaliado em R$ 1,5 milhão. O conjunto é composto por trator, retroescavadeira, pá carregadeira e caminhão caçamba. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) emitiu títulos de posse e regularização fundiária a mais de 300 famílias da região.

Sala de imprensa CODEVASF
Empresa COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SAO FRANCISCO E DO PARNAIBA