Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | RS Press | 19/11/2013 12:11:57 | 153 Acessos
ABESCO e Schneider promovem debate entre bancos e empresas sobre linhas de financiamento para projetos no setor de eficiência energética
Visualizar imagem
Empresários e representantes de instituições financeiras discutem novas possibilidades e gargalos do mercado

Representantes de instituições financeiras e empresários do setor energético estiveram reunidos no auditório da Schneider Electric, em São Paulo, no fórum de discussões sobre os desafios para o desenvolvimento do mercado de eficiência energética no Brasil, no final de outubro.

Promovido pela ABESCO, em parceria com a Schneider Electric, o encontro reuniu cerca de 60 pessoas e contou com a presença dos presidentes das organizadoras do fórum, José Starosta e Rogério Zampronha, respectivamente, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Banco do Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), BNDES, Caixa Econômica Federal, DesenvolveSP, IFC, entre outros.


O fórum reuniu os dois lados interessados para trocar informações e experiências em busca de entendimentos e viabilização de soluções para o desentrave do setor. “Estou muito esperançoso com o resultado desse projeto. O desafio é fazer negócio. As ESCOS têm de aprender a língua dos bancos e eles as necessidades das empresas”, afirma José Starosta.
Para o vice-presidente de Buildings, Eficiência Energética e Sustentabilidade da Schneider Electric, Edgar Franco, é importante haver um entendimento sobre quais são os entraves e, junto com os bancos, tentar encontrar um caminho para resolvê-los. Para o executivo, o atual cenário macroeconômico brasileiro é favorável para voltar a esse tema e os bancos já estão mais sensibilizados com a causa. “As instituições financeiras aqui representadas já estão mais preparadas para agir pró-ativamente em projetos de eficiência energética”.


Durante o encontro, ficou claro que o maior problema para os bancos são as garantias necessárias para a viabilização de financiamentos. E, houve consenso quanto a necessidade de viabilizar uma agenda conjunta e uma padronização dos processos, para facilitar o acesso ao capital. “Acho que essa troca de experiências e visões dos diversos players do mercado é muito importante para podermos ajudar o setor de eficiência energética progredir”, explica Odette Campos, do BNDES. Segundo Jorge Teramura, do Banco do Brasil, a principal vantagem de reunir os dois lados da balança é conseguir definir quais os problemas e desenvolver uma agenda positiva.


No final, a sensação foi de que o encontro já se mostra como um primeiro avanço e que indicou a criação de uma câmara temática para discutir a questão e promover mais reuniões entre as partes. “Os palestrantes conseguiram colocar de forma bastante clara o que é importante apresentar para uma instituição financeira para conseguir passar a confiança necessária em busca de conseguir crédito”, afirmou Alexandra Maciel, do Ministério de Minas e Energia.
As apresentações realizadas no evento podem ser acessadas no portal da ABESCO.


Informações à imprensa
RS Press
Laís Cavassana – laiscavassana@rspress.com.br
Daniela Vietri – daniela_vietri@rspress.com.br
11 3868-2505

Compartilhar
Sala de imprensa RS Press
Empresa SÔNIA REGINA MARTINS DE SOUZA - EPP
Contato Laís Cavassana
E-mail laiscavassana@rspress.com.br Fone (11) 38682505
Editoria (s) Energia, Economia, Finanças
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta