Pautas | Jo Ribes Comunicação | 05/11/2013 15:29:33 | 109 Acessos
Cresce o número de diplomas, mas mercado de trabalho sente a falta da qualificação dos jovens
Para atrair bons profissionais empresas investem em benefícios e certificação

Nos últimos 10 anos a quantidade de universidades brasileiras mais que dobrou, passando de mil instituições para 2.416. Esse crescimento alavancou o número de bacharelados: entre 2011 e 2012 foram entregues 867 mil diplomas no país, segundo a recente Pesquisa Nacional de Domicílio (Pnad) do IBGE. O que poderiam ser dados para se orgulhar, passam a ser uma triste realidade quando é analisada a qualidade do ensino. No final do ano passado, o MEC suspendeu 207 vestibulares de cursos superiores que obtiveram avaliação insatisfatória em duas medições consecutivas.

Esse aumento no número de formandos está sendo chamado como a "geração do diploma". Porém são as empresas que sentem o reflexo da baixa qualidade de ensino, e suam a camisa para preencher determinadas vagas. O Top Employers Institute avalia e certifica as companhias com as melhores políticas de RH e tem notado que no Brasil a atenção e o investimento com o desenvolvimento e treinamento de seus colaboradores é alto e constante.

Para Tato Athanase, gerente de Recursos Humanos da empresa de tecnologia SAS Institute, certificada como Top Employers 2013, a qualificação do profissional é muito importante e tê-lo motivado e satisfeito faz aumentar a sua produtividade, além de incentivá-lo na companhia por mais tempo. "Nós investimos no colaborador, além de treinamentos o seu desenvolvimento profissional e pessoal está em primeiro plano, temos uma política de benefícios que o faz se sentir valorizado e motivado, pois ele é o principal ativo da nossa empresa", conclui.

Ter uma certificação como a Top Employers ajuda as empresas a captarem os melhores profissionais e a reter os seus talentos. De acordo com pesquisa realizada em seis países mostrou que os candidatos ao verem um anúncio de companhias com essa certificação, 85% delas acreditavam ser uma empresa bem-sucedida, enquanto que o mesmo anúncio de uma corporação, sem o selo, dava essa impressão a apenas 56,3%.

Sobre o Top Employers Institute

As empresas Top Employers são reconhecidas mundialmente através de uma pesquisa realizada e auditada de forma independente pelo Top Employers Institute. Nos últimos 20 anos o Top Employers Institute desenvolveu uma metodologia de pesquisa própria que tem a garantia do Ministério de Relações Econômicas da Holanda e que é auditada anualmente pela auditoria independente Grant Thornton.

Atuando em mais de 45 países ao redor do mundo, somente os empregadores que alcançam os mais altos padrões no que oferecem para os seus colaboradores são certificados e podem usar a exclusiva certificação Top Employers.

Sala de imprensa Jo Ribes Comunicação
Empresa JO RIBES COMUNICAÇÃO LTDA