Pautas | Entrelinhas Comunicação | 23/10/2013 19:00:31 | 427 Acessos
Guia Quatro Rodas Estradas 2014 destaca rodovias do Grupo CCR
Bandeirantes foi eleita a melhor do Brasil e a Presidente Dutra é destaque na área de Sustentabilidade

Pelo oitavo ano consecutivo, a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), administrada pela concessionária CCR AutoBAn, foi considerada a melhor estrada do Brasil pelo Guia Quatro Rodas Estradas 2014.

Das dez melhores r odovias listadas pela publicação, quatro são administradas pelo Grupo CCR, por meio das concessionárias CCR AutoBAn, CCR ViaOeste e CCR SPVias. Além da campeã Bandeirantes, também estão na lista a Castello Branco (SP-280), na quarta colocação; a Adhemar de Barros (SP-340), sob administração da Renovias, em quinto lugar; e a Anhanguera (SP-330), na nona posição.

Melhorias constantes nas vias que dão confiabilidade, fluidez, segurança e estabilidade aos sistemas rodoviários administrados pelas unidades do Grupo CCR, foram fundamentais para que se obtivesse, mais uma vez, esse importante resultado. Somente em 2012, o Grupo CCR totalizou mais de R$ 1 bilhão em investimentos.

Uma das principais publicações especializadas do País, o Guia Quatro Rodas é referência para o setor. Itens como qualidade do pavimento, sinalização, atendimento prestado aos usuários e o serviço de infraestrutura oferecido às margens das rodovias foram os critérios de análise para a elaboração do ranking.

Sustentabilidade reconhecida

A edição deste ano do Guia traz como novidade uma reportagem sobre as estradas mais sustentáveis do País, com reconhecimento para o projeto Estrada Sustentável, lançado em 2012 pela CCR NovaDutra na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável).
O projeto tem o objetivo de transformar a Rodovia Presidente Dutra em referência no desenvolvimento sustentável, por meio de iniciativas que incentivem a preservação do meio ambiente, desenvolvimento de práticas colaborativas e a multiplicação de ações de inclusão e promoção social.

Esse trabalho é realizado através da construção de relações de parceria entre os poderes públicos, a iniciativa privada, o setor acadêmico, o terceiro setor e as comunidades.

O especial também traz detalhes das iniciativas sustentáveis realizadas pelas conces sionárias CCR AutoBAn e CCR ViaOeste, como o uso de pneus velhos para a produção de asfalto ecológico e o projeto SacoLona, uma iniciativa voltada à geração de empregos e renda de costureiras que vivem nas comunidades lindeiras das rodovias, e que reutilizam as lonas de comunicação usadas nas estradas para a fabricação de bolsas e outros produtos.

Sobre o Grupo CCR: O Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Controla 2.437 quilômetros de rodovias sob a gestão das concessionárias CCR Ponte (RJ), CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP) e CCR RodoAnel (SP), CCR SPVias (SP) e Renovias (SP). Também faz parte do controle acionário da concessionária ViaRio, que irá construir e operar o Co rredor Expresso Transolímpica, no Rio de Janeiro. O Grupo CCR atua ainda em negócios correlatos, tendo participação de 38,25% na STP, que opera o serviço de cobrança automática de pedágios e estacionamentos, e de 45% no capital social da Controlar, concessionária que realiza o programa de inspeção veicular da cidade de São Paulo. Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros por meio das concessionárias ViaQuatro, CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, responsáveis, respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro e pelo metrô de Salvador e Lauro de Freitas. Ingressou, em 2012, no setor aeroportuário com a aquisição de participação acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito, San Jose e Curaçao. Neste ano, junto com os demais sócios, ganhou a concorrência para a concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), que interligará a região por tuária e o centro do Rio de Janeiro. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU e faz parte da carteira teórica do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa. Emprega, atualmente, cerca de 11 mil colaboradores.

Assessoria de imprensa - Grupo CCR:
Carlos Teciano - Assessor de Comunicação
carlos.teciano@entrelinhas.net