Pautas | CL-A Comunicações | 18/10/2013 11:32:00 | 186 Acessos
Reciclanip estará presente na 2ªConferência Logística Reversa, Reciclagem e Gerenciamento de Resíduos
Com participação da entidade responsável pelo recolhimento e destinação de pneus inservíveis o evento acontece em SP nos dias 22 e 23 de outubro no Hotel Mercure Paulista - SP

A Reciclanip, entidade sem fins lucrativos do Sistema ANIP, participa a 2ª Conferência Logística Reversa, Reciclagem e Gerenciamento de Resíduos que acontecerá nos próximos dias 22 e 23 de outubro (terça e quarta-feira)em São Paulo. "Nosso objetivo é mostrar como é feito o recolhimento de pneus inservíveis em todo o Brasil e como ocorre sua correta destinação ambiental para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos e às exigências do IBAMA. Pela complexidade da operação acreditamos que é possível transferir o know-how acumulado a outros setores", diz Cesar Facio, coordenador da Reciclanip.

Par os organizadores da conferência, é na logística adequada que se deposita grande parte da responsabilidade de se alcançar as ambiciosas metas da PNRS, respeitando-se a hierarquia da gestão de resíduos estabelecida pela lei. De acordo com a lei, esse instrumento - que viabiliza a coleta e a devolução de determinados resíduos sólidos ao setor produtivo - aplica-se a todos os tipos de resíduos.

A apresentação do coordenador da Reciclanip, Cesar Faccio, irá abordar temas como: O Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis da Anip e sua história, a resolução nº 258 do Conama e a estratégia do setor, e o desempenho atual da logística reversa de pneus inservíveis no Brasil.

"Para nós é uma grande satisfação participar desta conferência ao lado de outros segmentos, pois nos dá mais uma vez a oportunidade de explicar o nosso trabalho e apresentá-lo de maneira clara e transparente para a sociedade ", explica coordenador da Reciclanip.
Confira mais informações:

11h30 -22.10 ( terça-feira) - Logística reversa de pneus inservíveis - Local: Hotel Mercure - SP
A resolução nº 258 do Conama e a estratégia do setor
Desempenho atual da logística reversa de pneus inservíveis no Brasil
RECICLANIP - Sistema ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos

Hotsite da conferência: http://www.paginasustentavel.com.br

SOBRE A RECICLANIP
Fundada em2007, a Reciclanip é uma instituição sem fins lucrativos, criada pelas empresas que produzem pneus no Brasil para cuidar exclusivamente das ações de coleta e reciclagem, que já eram realizadas desde 1999 devido ao Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. As atividades da entidade atendem a resolução 416/09 do CONAMA, que regulamenta a coleta e destinação dos pneus inservíveis no Brasil.

Seguindo o modelo de gestão de empresas europeias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração dos seus serviços. Em outros países, as empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus inservíveis. Os consumidores europeus, quando compram novos pneus para seus veículos, por exemplo, são obrigados a pagar uma taxa para a reciclagem dos pneus velhos. Aqui no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.Desde2007, a entidade já recolheu e destinou de forma ambientalmente adequada 2,37 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 474 milhões de pneus de passeio. Desde então, os fabricantes de pneus novos já investiram mais de US$203,2 milhões.
PONTOS DE COLETA - Existem 808 pontos de coleta distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal, criados em parceria com as prefeituras, que cedem os terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. O responsável pelo Ponto de Coleta comunica a Reciclanip sobre a necessidade de retirada do material quando atinge a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões depositados no local. A partir da informação a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados. Para saber onde levar os pneus inservíveis é só consultar a lista com todos os pontos de coleta que está no site www.reciclanip.org.br.

Mais informações:
Gleyma Lima