Eventos | Grupo Máquina - Comunicação Corporativa Integrada | 26/09/2013 18:20:08 | 278 Acessos
II Seminário Transpodata/Fenatran 2013 no Pavilhão de Exposições do Anhembi

29, 30 e 31 de Outubro de 2013
Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Bairro Santana, em São Paulo, SP

A Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora da FENATRAN, e a Revista TranspoData, abrem espaço durante a FENATRAN 2013 para discussão de temas integrados ao conhecimento das possíveis soluções para a Mobilidade e Infraestrutura do País.
Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, o conteúdo do Seminário “A Indústria do Transporte no Desenvolvimento do Brasil” que será apresentado no Parque Anhembi, durante a FENATRAN 2013 (19º Salão Internacional do Transporte), vem ao encontro do agitado momento que o País vive em relação à mobilidade e às licitações de rodovias e ferrovias, portos e aeroportos que podem mudar o cenário estrutural e logístico do transporte nos próximos anos, setor para o qual estão programados investimentos superiores a R$ 500 bilhões.

Esses investimentos serão imprescindíveis para a competitividade do País frente aos países desenvolvidos. Os 15 principais parceiros comerciais do Brasil têm, respectivamente, densidade de rodovias e ferrovias 10 e 15 vezes maior que a nossa e um custo logístico menor. Enquanto essa relação no Brasil é de 12% do PIB, nos Estados Unidos é de 8% do PIB. O resultado é que, se a logística brasileira tivesse o mesmo desempenho da americana, o País teria uma economia de R$ 83,2 bilhões ao ano.

Na visão dos empresários e lideranças do setor de transportes, as dificuldades que adiam os investimentos em infraestrutura não decorrem da falta de recursos financeiros públicos ou privados. Os empreendimentos para serem levados a termo enfrentam uma série de dificuldades, como ajustes frequentes nos marcos regulatórios, legislação complexa e recursos interpostos, projetos e contratos mal elaborados, que elevam os custos das obras, e a interveniência excessiva do Estado.

Com o objetivo de ampliar o diálogo e a participação dos empresários e das lideranças setoriais nas decisões estratégicas governamentais que envolvam o transporte no Brasil, o maior evento de Transporte da América Latina, com 370 expositores e expectativa de 60 mil visitantes de 45 países para este ano, agrega à sua plataforma de negócios, conteúdo de extrema importância para o setor. O Seminário irá discutir, entre outros assuntos, a urgência de obras de infraestrutura de transportes para os custos, produtividade e competitividade do País, o excesso de burocracia, as legislações restritivas e o acesso a financiamentos.

Dentre as personalidades confirmadas para o evento estão Luiz Moan, Presidente da Anfavea; Pedro de Oliveira Lopes, Vice-Presidente da NTC&Logística; Manoel de Souza Lima, Presidente do Setcesp; Wilen Manteli, Presidente da ABTP; Urubatan Helou, Presidente da Braspress; Jose Antonio Martins, Presidente da Fabus e Simefre; Alcides Braga, Presidente da ANFIR; Rodrigo Vilaça, presidente da ANTF; Vicente Abate, Presidente da ABIFER; Carlos Álvares da Silva Campos Neto, coordenador de Infraestrutura Econômica, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) ; Cesar Meireles, diretor executivo da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL); Antonio da Luz, Assessor Econômico da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL); e Ingo Plöger, diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).

Igor Taborda |
Máquina Public Relations