Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Alternativa de Comunicação Social | 26/09/2013 09:43:46 | 226 Acessos
Aplicativo gratuito para surdos traduz Português para Libras
Aplicativo para smartphones e tablets que traduz a fala em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ganha versão para sistema da Microsoft.

Graças ao patrocínio do Grupo Bradesco Seguros, a distribuição é gratuita a todos usuários

Amanhã, 26 de setembro, é o Dia Nacional do Surdo. E, para celebrar a data, o ProDeaf - startup pernambucana que desenvolve soluções de tecnologia assistiva para a comunicação entre surdos e ouvintes - está lançando o ProDeaf Móvel para Windows Phone - o primeiro aplicativo para smartphones e tablets capaz de traduzir fala em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com cerca de 10 milhões de surdos e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a Língua Portuguesa.

Hoje, a prática de Libras já alcança mais de 5 milhões de brasileiros (incluindo ouvintes, como familiares, amigos, educadores etc.). Assim, o ProDeaf Móvel chegou ao mercado para facilitar a comunicação entre pessoas fluentes em um dos dois idiomas oficiais do Brasil: a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O projeto é fruto de um investimento de R$ 500 mil, feito pelo próprio ProDeaf - com financiamento do Sebrae e do CNPQ. Além disso, a distribuição do aplicativo é totalmente gratuita, ação viabilizada graças ao patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.

Dia Nacional do Surdo - 26 de setembro

O Dia Nacional do Surdo é celebrado por conta do aniversário de inauguração da primeira escola para surdos do Brasil, que está completando 156 anos: o Instituto Nacional de Surdos do Rio de Janeiro - atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Fundada em 1857, durante o Império de D. Pedro II, a instituição foi fruto do trabalho de um educador surdo, o francês Hernest Huet, e abrigava alunos do sexo masculino d e todo o país, muitos deles abandonados pelas famílias.

Abaixo, segue o press-release completo da nova versão do aplicativo. Se necessário, podemos ajudar a encontrar surdos e tradutores de Libras para participar de pautas.

Abraços,
Ana Cássia Siqueira
(11) 9-9687-7152
ProDeaf Móvel chega à plataforma Windows Phone

Aplicativo gratuito que traduz fala para a língua brasileira de sinais ganha versão para sistema da Microsoft.
Distribuição continua gratuita graças ao patrocínio do Grupo Bradesco Seguros

São Paulo, 25 de setembro de 2013 - O ProDeaf acaba de lançar a versão Windows Phone do ProDeaf Móvel 2.0, o primeiro aplicativo para smartphones e tablets capaz de traduzir fala em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) - o segundo idioma oficial do país.
Desenvolvido pela companhia pernambucana de mesmo nome, o ProDeaf é fruto de um investimento de R$ 500 mil, feito pela própria empresa - com financiamento do Sebrae e do CNPQ -, e com patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.

A nova versão é compatível com o Windows Phone 8 e já está disponível para download na Windows Phone Store. "Com este anúncio, colocamos o ProDeaf Móvel disponível nos três sistemas operacionais mais populares para usuários de smartphones e tablets", diz João Paulo Oliveira, CEO do ProDeaf.

Anunciadas, respectivamente, em abril e junho deste ano, juntas, as versões Android e iOS (Apple) do ProDeaf Móvel já alcançaram mais de 50 mil downloads até aqui.

Oliveira destaca que, além dos smartphones, o ProDeaf Móvel pode ser usado também em tablets, o que atende a uma parcela importante de usuários. "Este é um mercado que não pode ser desconsiderado. O País já tem mais de 4 milhões de tablets em uso e, de acordo com a IDC, até o fim deste ano, deveremos ter quase 6 milhões a mais. E estes usuários devem ser atendidos", diz.

O desenvolvimento do ProDeaf Móvel levou dois anos e contou com a participação de 12 profissionais, incluindo designers, intérpretes, linguistas e programadores, liderados por ele, pelo Chief Operations Officer Flávio Almeida, e pelo Chief Technology Officer da companhia, Amirton Chagas. O projeto contou ainda com a participação de colaboradores surdos das empresas do Grupo Bradesco Seguros. "A comunidade surda atuou nos fornecendo feedback para que chegássemos a este resultado", explica Oliveira.

Também em setembro, a companhia anunciou a versão 2.0 do aplicativo, com nova interface, recursos aprimorados e um dicionário com mais palavras, entre outras novidades. O aplicativo reconhece a voz do usuário e traduz a fala direta mente para Libras, executada por um personagem na tela do dispositivo. Para isso, ele usa como base um dicionário de cerca de 3.000 palavras - que será ampliado e também regionalizado.

O ProDeaf Móvel 2.0 é o primeiro aplicativo tradutor do português para Libras, e pode ser baixado gratuitamente para dispositivos com sistema operacional Windows Phone 8, iOS e Android no site da companhia, no link http://prodeaf.net/instalar, bem como na Windows Phone Store, App Store e no Google Play. "Os custos operacionais da distribuição do aplicativo estão sendo subsidiados pelo Grupo Bradesco Seguros que, com isso, está levando a tecnologia aos surdos de forma gratuita", ressalta Oliveira.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 10 milhões de surdos, e, deste total, 2,7 milhões não conhecem a língua portuguesa. O ProDeaf Móvel é útil, justamente, para eliminar esta barreira de comunicação que há entre ouvintes e surdos, especialmente entre pessoas do mesmo convívio social, como parentes e amigos.

O objetivo do Grupo Bradesco Seguros foi abraçar a causa da comunicação e da acessibilidade e ajudar os surdos na interação com as pessoas de seu círculo social. Um parente ou amigo pode usar o seu celular para transmitir uma mensagem que será compreendida pelo surdo. Nos testes que fizemos, eles ficaram muito contentes com a solução, pois muitos familiares e amigos não conhecem Libras. "Em alguns anos, planejamos publicar ferramentas que permitam a comunicação com surdos em duas vias, traduzindo português para Libras e Libras para português", conclui Oliveira.

Sobre o ProDeaf
O ProDeaf (www.prodeaf.net) é um software inédito para tradução de conteúdo em Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), segundo idioma oficial do país, utilizado por mais de 5 milhões de brasileiros.

O ProDeaf é o projeto carro-chefe da empresa homônima, uma startup pernambucana de soluções em tecnologia assistivas, com o foco na comunicação e integração social entre Surdos e ouvintes.

Em linha com a missão da empresa, de permitir a quebra das barreiras de comunicação, o software apresenta soluções viáveis para o mercado corporativo e usuários finais, realizando traduções de sites e vídeos para Libras, além de traduzir, através de aplicativos gratuitos, o som falado para a língua de sinais em tempo real.

Com operações em Recife (PE) e São Paulo, a empresa oferece ao mercado serviços diferenciados e orientados por qualidade, resultado e especialização. É uma startup acelerada da academia de inovação da Telefonica (Wayra) e parceira da Microsoft.
Informações para a imprensa:

F2 Conteúdo

Ana Cássia Siqueira - (11) 9-9687-7152
ana@alternativadecomunicacao.com.br

Fernanda Ângelo - (11) 9-9619-7749
fangelo@f2conteudo.com.br

Fabio Barros - (11) 9-7310-7767
fbarros@f2conteudo.com.br

Setembro/2013

Compartilhar
Sala de imprensa Alternativa de Comunicação Social
Empresa ALTERNATIVA DE COMUNICAÇÃO TREINAMENTO E SERVIÇO WEB LTDA.
Contato ANA CÁSSIA SIQUEIRA
E-mail ana@alternativadecomunicacao.com.br Fone (11) 22725752
Editoria (s) Geral
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
início CALOR SALTO GAGUEIRA GRANDE convívio
chuvas APTIDÃO ÁRVORE ADOÇANTES DESAFIO diplomado
crianças RECEBEM TRABALHO RODRIGO MOSTRA TripAdvisor
inicia PROCESSO ALERTA LANÇA EQUILÍBRIO decente
Cuidados MONITORAMENTO CINECLUBE PRAÇAS RELAÇÃO recarregar
CONTAR CELEBRAR JUDICIAL VAGAS ESPECIAIS congelar
OFERECE COMENTA MALES MELHORES FRENTE teleférico
BANCO BELAS PAIVA CONSUMO MORTE USF
PEDÁGIO PASSAGEIROS MELITTA RECORDE PESSOAS romeiros
AUMENTAR FM ICMS SHOW ONU sorveterias
ALEMÃO FONTES DIMINUIÇÃO GUARDAR AGASALHO Interagro
BATE POSICIONAMENTO REAPROVEITAMENTO DIA USB Abiad
DISTRIBUI MOTORISTAS QUEDAS VIAGEM ARTES CARTINHAS
PASSAM GREENPEACE DUPLICAÇÃO EXTENSÃO ACOLHIMENTO TJDFT
TREINAMENTO RAZÃO ELETRÔNICO UTOPIA CELULAR SPVias
CENTRAL ESTAÇÕES TOMADAS NATAL CURSO Eclesial
FAZER COMEÇAR REPASSES RISCO CURTAS-METRAGENS PROMOVE
ALUNOS DILMA DISCURSO RETORNO UFSCAR
ESPECIALISTA RODOVIA EUA ALIMENTOS EVIDENCIAM QUEIMADAS
ÚLTIMA ORIENTAR CAFÉ AÇÃO PAULO PESQUISA
IDOSOS CARAVANA PREFEITURAS ÁGUA MÊS CCR
ANALISA ARRECADAÇÕES CHOVER MILHÕES LIVRO SOCIAL
SORVETE PRECONCEITO SINERGIA OBRAS Netto PRIMAVERA
LISTA DIABETES SESSÃO EXIBE Misericórdia CAMPANHA
NOVADUTRA AUMENTAM APUCARANA ATENTADO relevância BRASIL
VIA TAUBATÉ EXIGEM SETEMBRO artificiais SuperVia
MASSA REPORTAGEM
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Gestor
Monitor
Ao Vivo
Conhecimentos
Prêmios
Crises
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta