Pautas | Fundamento | 12/08/2013 09:59:26 | 182 Acessos
Arquitetos se reúnem em Maceió para lançamento de livro

Profissionais de Alagoas e da Paraíba participaram de noite de autógrafos do lançamento de "Arquitetura Brasileira - 2.ª Edição", uma iniciativa da Portobello.

A Portobello, empresa líder no segmento de revestimentos cerâmicos na América do Sul, lançou na noite da última terça-feira, 06 de agosto, o livro "Arquitetura Brasileira - 2ª Edição" em Maceió. A obra traz 200 páginas de trabalhos representativos de 20 conceituados escritórios de arquitetura de todo o Brasil e faz um retrato da arquitetura brasileira contemporânea. O projeto é uma iniciativa do CRIAR, Programa de Relacionamento da Portobello, cujos objetivos são, divulgar mundialmente a arquitetura nacional, oferecer serviços que facilitem o cotidiano dos profissionais brasileiros e desenvolver um canal de comunicação eficiente com os arquitetos.

A noite de autógrafos ocorreu na Viva Livraria, e contou com a presença de Marcos Reis, superintendente do Canal de Vendas para Engenharia da Portobello, Ernani Albuquerque, gerente comercial regional Nordeste e Marta Santana, inteligência de mercado da Portobello, além de representantes dos escritórios Gusmão Passos Arquitetura, de Maceió, e Paulo Macêdo Arquitetura, de João Pessoa (PB). Também estavam presentes muitos profissionais, amigos e parentes que foram prestigiar os homenageados.

"Por morarmos em um país tropical, a nossa arquitetura é mais bonita, mais agradável aos olhos. Estamos livres de conceitos preestabelecidos e fazemos uso de cores e formas diversas", assegura Paulo Gusmão, do escritório Gusmão Passos Arquitetura. "A iniciativa da Portobello deve ser reconhecida não só porque cria um material didático para arquitetos de todo o Brasil, mas também por permitir que esses profissionais sejam reconhecidos pelo seu trabalho", pontua.

O arquiteto Paulo Macêdo, do escritório Paulo Macêdo Arquitetura, vê na diversidade o grande valor da arquitetura brasileira. "Temos excelentes exemplares de arquitetura que se expressam muito bem no ambiente onde estão construídos", diz. Sobre a participação no livro "Arquitetura Brasileira", o profissional afirma que "compartilhar com o Brasil nossas experiências profissionais certamente é motivo de muito prazer e orgulho".

Já Marcos Reis acredita que "reunir profissionais tão talentosos e representativos para a arquitetura brasileira é um orgulho para a Portobello. A arquitetura tem um papel importante no desenvolvimento do País e nada mais justo do que reconhecer e valorizar esta produção, que se renova e diversifica constantemente".

"Arquitetura Brasileira - 2ª Edição" traz ainda um conteúdo bilíngue inteiramente novo, incluindo uma nova seleção de arquitetos e projetos. O livro havia sido apresentado a convidados em sessões especiais organizada pela Portobello no Parque Burle Marx, em São Paulo, durante o mês de março.

SOBRE A PORTOBELLO - Empresa de capital aberto integrante do Novo Mercado da Bovespa, a Portobello é hoje uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina, com receita líquida anual superior a R$ 800 milhões. Sua produção, próxima de 30 milhões de metros quadrados atende, países dos cinco continentes e também o mercado interno, por meio de revendas multimarcas, da Portobello Shop e do canal de vendas para a engenharia. São sete fábricas nas quais trabalham quase dois mil colaboradores, responsáveis pelo design e inovação de itens que lançaram tendência na arquitetura e decoração no Brasil.

"Arquitetura Brasileira - 2ª Edição"
Autoria: iniciativa do Programa Criar da Portobello
Páginas: 200