Pautas | UNESP | 09/08/2013 10:40:38 | 174 Acessos
Estudante de Engenharia da Unesp vai estudar na França
Vinícius Fernandes participa do Programa Integrado de Dupla Diplomação

Aluno de Engenharia de produção na Faculdade de Engenharia da Unesp, câmpus de Guaratinguetá, Vinícius Fernandes, 18 anos, foi aprovado no programa Integrado de Dupla Diplomação da Unesp. Por isso, vai fazer parte do seu curso na França, graças a uma parceria entre o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas daquele país e a Unesp. Os alunos interessados no programa de intercâmbio com a França tiveram que fazer aulas e provas de matemática e francês para serem aprovados.

Fernandes estudou na rede pública de ensino, conquistou uma vaga em uma escola particular, entrou na universidade pública e foi selecionado para um intercâmbio na França.

Quando estava completando o ensino fundamental na Escola Estadual Pequeno Cotolengo de Dom Orione, em Cotia, na Grande São Paulo, conheceu o ISMART, um programa que selecionando jovens talentosos da rede pública para concluírem o ensino médio em escolas particulares. Junto com quatro alunos, conseguiu bolsa integral no Colégio Sidarta, também em Cotia.

“Para quem estava acostumado com a escola pública e conseguia tirar 8 e 9 sem fazer muito esforço, tirar 7 em uma escola privada passou a ser um pouco mais complicado”, Vinicius afirma.

A maior parte de seus amigos do Cotolengo queria acabar logo a escola para entrar em uma escola técnica. Ao entrar no Sidarta sempre pensou em fazer algum curso superior técnico por falta de motivação e incentivo, mas em contato com alunos de classes sociais mais favorecidas, a pergunta - “Que faculdade você quer fazer?” - era inescapável. Ele estudou e conseguiu ser aprovado na Unesp. “Necessito aprender sempre mais, nunca fico satisfeito”, diz Vinícius.

Os alunos interessados no programa de intercâmbio com a França tiveram que fazer aulas e provas de matemática e francês. “Participei do processo soletivo mais pelo francês. Será ótimo ganhar uma ajuda de custo para estudar outra língua”.
Programa Integrado de Dupla Diplomação
Desde 2012, a Unesp participa, em conjunto com as instituições do Grupo Insa, Instituto Nacional de Ciências Aplicadas, da França, de um programa inédito no Brasil de dupla diplomação.

Neste programa, ao final do primeiro semestre do primeiro ano, os alunos dos cursos de engenharia da Unesp são selecionados para participar do programa em função do seu desempenho acadêmico.

Após o primeiro semestre cursado na Unesp, os alunos partem para a França para realizar parte de seus estudos por um período de três semestres. Após, retornam ao Brasil e continuam seus estudos na Unesp durante quatro semestres. Ao final deles, retornam à França para mais três semestres. Para finalizar seu curso de engenharia, os alunos deverão realizar um último semestre na Unesp.
Os alunos selecionados para o programa recebem bolsa de estudos e passagens para as estadias na França. Poderão concorrer alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Controle e Automação, de Materiais, de Produção, Elétrica e Mecânica.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - (11) 5627-0329/0566/0330
Twitter: @unespreitoria - Facebook: www.facebook.com/UnespReitoria