Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | UNESP | 30/07/2013 15:06:08 | 272 Acessos
Sucesso escolar: pesquisadora desenvolve método de alfabetização eficaz

Professora da Unesp de Presidente Prudente, Onaide Schwartz Mendonça, e Olympio Correa Mendonça lançam, pela Editora Paulus, o livro ‘Alfabetizar as crianças na idade certa com Paulo Freire e Emília Ferreiro: Práticas’. O livro é resultado de uma pesquisa desenvolvida em escolas da rede municipal da cidade de Presidente Prudente, entre os anos de 2011 e 2012. 

Onaide realizou pesquisa com 3.400 crianças que tiveram contato com práticas socioconstrutivistas de alfabetização fundamentadas na obra ‘Alfabetização - Método Sociolinguístico: Consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire (2007). Os resultados mostraram que, ao final de um ano letivo, 72,61% dos alunos do 1º Ano estavam alfabetizados e 87,64% dos alunos de 2º Ano, além de alfabetizados, produziam textos eficientes.

A pesquisa se dá no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que prevê o aproveitamento de práticas de alfabetização que se mostraram eficientes em estados e municípios, cumprindo a sua característica de pacto democrático de livre adesão, recomendando a troca das experiências didáticas bem sucedidas que possam contribuir para a alfabetização das crianças na idade certa.

Assim as práticas socioconstrutivistas de alfabetização implementadas nos anos de 2011 e 2012, no município de Presidente Prudente- SP, vêm somar-se às outras propostas didáticas do PNAIC e se justificam pela sua fundamentação, descrição aplicação e discussão dos resultados que entre relatórios e este artigo colocam-se para o debate e a troca de experiência, em busca de um de seus objetivos, como levantar os avanços na melhoria da alfabetização, bem como socializar práticas que tenham obtido resultados satisfatórios.
Para Onaide, transcorridos dois anos de adaptação pelos professores à nova metodologia, “que envolve muito diálogo e trabalho sistematizado para o ensino dos conteúdos específicos do português”, a tendência é de se melhorar ainda mais os resultados e, no mínimo, 95% dos alunos estarem alfabetizados ao final do 2º ano.

“Podemos concluir que já aos seis e sete anos é possível alfabetizar ensinando a base alfabética da escrita que leve a criança ao domínio de habilidades fonético-silábicas para a leitura e escrita de palavras e frases que lhe dão autonomia e otimizam diferentes escolhas de atividades de letramento”, comenta

Os resultados dessa pesquisa apontaram que uma metodologia eficiente, aliada ao profissionalismo e compromisso docente, são elementos decisivos para a construção de uma alfabetização que forma o leitor seguro e autônomo, base para o sucesso do processo de escolarização rumo à melhoria da qualidade de ensino e consequente diminuição das desigualdades sociais.
Aplicando nas escolas

Onaide comenta que, ao longo dos últimos vinte anos, trabalhando com cursos de capacitação de professores, verificou muitos equívocos sobre alfabetização. É comum, por exemplo, ouvir profissionais afirmarem que não se pode apresentar sílabas para a criança, nem desenvolver os processos de análise e síntese, que não se pode ensinar, alegando que a criança aprenderá com mais qualidade se descobrir sozinha as relações linguísticas de construção da base alfabética da escrita.

Foi desenvolvido um projeto piloto, através do Núcleo de Ensino/Unesp, em duas escolas que manifestaram interesse: as Escolas Municipais: “José Carlos João” e “Vilma Alvarez Gonçalves”. Paralelamente, foi oferecido um curso de 30 horas aos 38 envolvidos (professores, diretores e supervisora de ensino), e o acompanhamento foi feito em reuniões, a fim de dialogar e esclarecer dúvidas. “Sob nossa supervisão, dois bolsistas iam às escolas (um em cada) para ajudar na orientação de professores/alunos com dificuldades”, explica Onaide.

A pesquisa mostrou, segundo Onaide, que, nas duas unidades de ensino, em menos de três meses da implantação da proposta, a maioria das crianças do 1º. ano já havia compreendido o funcionamento do sistema linguístico na composição das palavras e frases atingindo o nível alfabético. Deste modo, o ano letivo foi concluído com uma média de 93% das crianças alfabetizadas, produzindo pequenos textos. Uns com mais dificuldade, outros com menos, mas todos lendo e escrevendo, e as do 2° ano já produzindo bons textos.

Frente aos resultados, em 2012 a Secretaria de Educação decidiu oferecer a proposta a todos os professores do 1° e 2° ano. A proposta foi oferecida e incorporada por quem teve interesse. Foi então ministrado curso de 30 horas a duas turmas de professores, focando conteúdos de Linguística, Sociolinguística e Psicolinguística que fundamentam a proposta de alfabetização.
As sondagens para verificação dos níveis de aprendizagem das crianças foram orientadas por Onaide, mas elaboradas e aplicadas pelos próprios professores, conforme rotina de avaliação da Secretaria de Educação. A análise dos dados do 1º ano revela que em fevereiro, na primeira sondagem, dos 1.841 alunos matriculados apenas 4.56% estavam alfabetizados, e em dezembro, 72,61% já dominavam a leitura e a escrita. Quanto aos alunos do 2º ano, a primeira sondagem mostrou que 52,12% estavam alfabetizados e, ao final, 87,64% estavam plenamente alfabetizados.

Não foi possível verificar quantos professores de outras escolas (além das duas participantes do projeto de 2011) já haviam optado e utilizaram a proposta nos primeiros anos em 2011. No entanto, o índice de mais de 50% das crianças iniciarem 2012 no 2º ano já alfabetizadas surge como significado, já que, em anos anteriores, o índice de analfabetos concluindo o 2º ano era superior a 68%. Entretanto, a diferença de 20% de alunos do 1º ano (72%) que concluíram 2012 já alfabetizados, com relação aos alunos (52%) que ingressaram no 2º ano em 2012 ratifica que uma alfabetização sistematizada produz melhores resultados.

“Estamos convencidos de que transcorridos dois anos de adaptação pelos professores à nova metodologia, que envolve muito diálogo e trabalho sistematizado para o ensino dos conteúdos específicos do português, a tendência é de se melhorar ainda mais os resultados e, no mínimo, 95% dos alunos estarem alfabetizados ao final do 2º ano”, diz. “Os resultados mostraram que só as crianças portadoras de necessidades especiais, síndromes e/ou transtornos não conseguiram aprender a ler e escrever em um ano letivo.”

A seguir, vídeos que mostram a metodologia utilizada pela professora, além de depoimentos de professores, orientadores pedagógicos, diretoras e pai de aluno: http://docs.fct.unesp.br/docentes/educ/onaide/videos

Compartilhar
Sala de imprensa UNESP
Empresa UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Contato Imprensa
E-mail unesp.imprensa@reitoria.unesp.br Fone (11) 56270330
Editoria (s) Educação
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
crianças LUÍS CONSTRUÇÕES GLOBAL LATINA PEDIDO
operações VOLUNTÁRIOS INEPAR DIGITAL IMPORTAÇÕES PARTICIPARÃO
região AEROPORTO EUA JOVENS FOCO BRASÍLIA
PRODUTOS USUÁRIOS CREDENCIAMENTO CCR PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRO
CAPACITAÇÃO MELHORIAS JUIZADO MELHORIA CRESCIMENTO VIVIANE
UNIVERSIDADE CELEBRA FITOTERÁPICOS EXPORTAÇÃO PLATAFORMA PADILHA
ENTRA GARANTA CESÁRIO ANO PREFEITURA RACISMO
BÁSICA FECAP CARLOS EMPREGO MATEMÁTICA INTEGRADA
CONQUISTA GERAÇÕES REMANESCENTES PÚBLICAS SOCIAIS CIDADANIA
AULA UPS título SISTEMA UNIDOS VAGAS
CENTO DECISÃO ALICE OFICINA ORIENTAÇÃO CAMPINAS
COMPETIÇÃO TECNOLÓGICA TURISMO DESIGN LIVRO ALEXANDRE
DISTRIBUI RESÍDUOS PARADIGMA CRISE Partidos CANTAGALO
TRIBUNAL AGOSTO PROIBIDA PRETO Moreira TRÂNSITO
CONSELHO REFORÇAR MILHÃO INTERNACIONAL revela PESSOAL
PREFEITOS COLUNA SETE CRIANÇA facebook DEPUTADO
LIMINAR DIFUSÃO EXECUTIVO FAZENDA anos PROFISSIONAL
NÚMERO REGULARIZAÇÃO CONTAMINANTES SOCIAL trabalhistas ITALVA
COMANDO LEITURA PREFEITURAS MUNDIAL Basile RIO
CONSUMIDORES JURÍDICAS AGRESSÃO SULA Brasil" MERCADO
RECUPERAÇÃO REPERTÓRIO ADVERSÁRIOS CONFERÊNCIA orgânicas SITE
MÓVEIS MARÍLIA ARTIGO VALE RT APROVADAS
GRADUAÇÃO MÁRIO PELOTAS VIOLÊNCIA significativas ALIMENTOS
ESPECIALISTA QUESTÕES AÉCIO DIAS Felsberg MILHÕES
SELECIONA CIENTÍFICO RAMALHO OBRAS condenada SANTA
VISITAM ESTRUTURA ANDRÉ ECONOMIA Bonduki GOVERNO
MINISTRO INTERNO ANA MCDIA Rinópolis COLÉGIO
DISCUTEM FÃS PÓS AUDIÊNCIAS prestarem ESCOLAS
PRÓXIMA JUDAS VACINAÇÃO VISITA Sindigraf-SP ENSINO
EMPRESÁRIOS FLORES LOTEAMENTO CONCLUI cenouras EMPREENDEDORISMO
SEMENTES ENCERRAM ALVO EXECUÇÃO divisas FEIRA
DOUTORADO DF AGRO SETEMBRO Rosostolato EDUCADORES
EDUCACIONAL RUAS PRESENÇA GRATUITA nematoides FEDERAL
ESPM PM PÚBLICA FRANCO Tejon CURSO
UNIVERSIA FUTURO PMES CONTROLE indenizar PAULO
RECURSOS AJUDAR CONTROLADORIA ELEIÇÕES ReclameAQUI CEATEC
TONELADAS ECAUSP SISTEMÁTICA BRASILEIRA Amavam TCE-RJ
SENAI CONTRIBUEM ABAV CONSUMIDORA amassada TJDFT
GRATUITOS RÚSSIA CONHEÇA JURÍDICO "Dez Propostas
WIZARD ANHANGUERA SANTO BAIXA INTERNACIONALIZA OFERECE
PRÁTICAS DUAS LANÇA CASA SolidWorks PROMOVE
TERMINA SUCESSO ÉTICA CRESCE ICT-Unifesp ACONTECE
ESTUDO ADEQUADA OUTUBRO COMUNICATIVA Aspásia ABRE
PREVÊ MENÇÃO MOTIVADO DESTINADO Termoterapia ADVOGADOS
JOSÉ HONROSA OPERAÇÃO MAGISTRADOS reféns ANTONIO
SUSTENTABILIDADE MBA MELHORES GELADEIRA BELSUL LACERDA
IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAIS SEGURANÇA ALUNO Tutelar COLÔMBIA
RUSSO DEFENDER DIREITOS BULLYING eSocial QUARTO
CAPACITA ELEITORAL EXPO PARCIAIS bitcoin ASSASSINATO
ACADÊMICA DESENVOLVEM SALA BENEFÍCIOS Megido MARINHO
AMPLIAÇÃO CULTURAL BANDEIRANTES ETHOS Hiperespecialização VARGAS
ESCRITÓRIOS JUDICIAL PROFISSÕES UNINTER Rethink COMUNICAÇÃO
FIA DESAFIOS DELFIM ATLETAS before IBEROAMERICANO
FUNDADOR TAGUATINGA REALI PRODUTORES ressarcida CATARINA
ÁSIA ESPANHOL PRAZO BRENO assessorou DIA
MUNICÍPIO LEVANTA DICAS ESPERA Labtec LBS
DETERMINA SEDES LICENCIAMENTOS SP covardia ÁGUA
PROPÕE ROMI BRUTO SÓCIO Mosé ESTUDANTES
SEMESTRE CONFLITO ESTRADA TOZZINIFREIRE Paraíba" OLIMPÍADA
DUARTE REPASSA AUTOBAN IMPRENSA realiza PROJETO
SHOWS DEMOCRACIA CHINA MUTIRÃO óculos Moura
PIB MEMBROS ESTADOS JURÍDICA assina ENTREGA
ESPECIALISTAS ELEGE SAÚDE INOVAÇÃO SILVA ALUNOS
HEPATITE PLENÁRIA CARREIRA FEIJÃO-CAUPI DISTÂNCIA NETO
VILA ICMS DESPESAS PARQUE AGENDA UNESP
CARTA PESQUISA REGIONAL ANÁLISES DEBATEM PUC-CAMPINAS
AVALIA COMITÊS CLT PROFESSORES PARTICIPAM CONHECIMENTO
PRAGAS BACIAS NABIL FINANCEIRA FALA INSCRIÇÕES
JUROS DESTACA PRESIDENTE INDÚSTRIAS CURSOS ENCONTRO
GUARUJÁ SOJA PRODUTO AMÉRICA PATROCINA LUIZ
VARA LÍNGUAS GLOBO FAAP ESTADUAL MIL
NEVES DOMÉSTICA PRESIDENCIÁVEIS FELIZ MARINA SEMANA
ARRECADA SETOR FINANÇAS IMIGRANTES DIMINUIR BRASIL
RECEBEM PLANO INDÚSTRIA FISCAL GASTOS BERNARDO
BIOLÓGICO MT ABERTO ESPORTE CADA DEBATE
ROBERTO SUPERAÇÃO DOCENTES LEVA APROVA PALESTRA
AQUISIÇÕES FUSÕES AMBIENTAIS REDES FACULDADES EDUCAÇÃO
INDUSTRIAL DEFENSORIA DOCENTE COMPORTAMENTO DEFINIDOS CONTAS
FAMÍLIAS EMBARGO FILIADA RENDA REÚNE CANDIDATOS
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Gestor
Monitor
Ao Vivo
Conhecimentos
Prêmios
Crises
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta