Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Instituto Metodista de Ensino Superior | 21/05/2013 14:52:29 | 130 Acessos
Dia dos Namorados deve movimentar R$ 75 milhões no Grande ABC
Pesquisa de Intenção de Compra é realizada pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo em parceria com associações comerciais da região

R$ 75 milhões. Esta é a expectativa de movimentação com a compra de presentes para o Dia dos Namorados no Grande ABC, captada pela Pesquisa de Intenção de Compra - Dia dos Namorados de 2013 do Observatório Econômico da Metodista. Descontada a inflação de 6,59% do período, isso significa uma estabilidade em relação a 2012, quando a movimentação projetada foi de 70 milhões. Confira a pesquisa completa: www.metodista.br/observatorio-economico/resultados-de-pesquisas/pic-dia-dos-namorados-2013.pdf


A pesquisa é realizada pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo, por meio da coordenação do Curso de Ciências Econômicas e do Observatório Econômico, em parceria com as Associações Comerciais dos sete municípios que compõe o Grande ABC.


Foram aplicados cerca de 1.000 questionários entre os dias 26 de abril e 07 de maio, tendo sido validados 908, divididos nos sete municípios que compões a região do Grande ABC, seguindo a distribuição populacional. O total de entrevistas consideradas refere-se àqueles que disseram ter interesse em presentear alguém no Dia dos Namorados.
Um dos destaques desta data é a predisposição dos consumidores em adquirir bens de maior valor, quando comparado a outras datas comemorativas do ano.


A amostra de 908 entrevistados que revelou ter intenção de compra é composta de 54% de mulheres e 46% de homens, com uma idade média de pouco mais de 29 anos. Do total de entrevistados, 55% revelaram ser solteiros e 35% casados. Outros 2,8% são divorciados e 1,3% viúvos. O estado civil dos indivíduos revelou ter forte influência sobre a disposição em gastar.
Os casados pretendem gastar mais: R$ 254 contra R$ 215 da média geral dos entrevistados (casados, viúvos, divorciados, solteiros e pessoas em união estável). Assim, as esposas receberão presentes de R$ 293, enquanto as namoradas ganharão presentes de R$ 192 em média.


Com relação ao nível de renda, cerca de 70% dos entrevistados revelaram ter renda familiar de até 5 salários mínimos (R$ 3.390), sendo a maior concentração entre 3 e 5 salários mínimos (entre R$ 2.034 e R$ 3.390).
Os presentes preferidos pelos entrevistados para presentear foram vestuários (48,7%), perfumes e cosméticos (20,5%), flores (6%), jantares (4,3%) e joias e bijuterias (3,8%). Dentre os principais fatores que influenciam a definição do presente a ser escolhido estão o desejo daqueles queserão presenteados (46,7% responderam “muito importante”), e a qualidade do produto (52,6%), seguido do preço (37,3%).


“Esta sensibilidade do consumidor ao preço, um pouco mais intensa que nas pesquisas anteriores, em parte é explicada pelo aumento da preferência por pagamentos à vista. Esta informação pode transformar-se em uma ação estratégica diferenciada aqueles que conseguirem praticar preços competitivos”, acredita o professor Sandro Maskio, coordenador do estudo.
O principal meio de pagamento que os consumidores pretendem utilizar é o dinheiro (42,3%), seguido do cartão de débito (30,5%), uma inversão em relação ao ano passado, quando 38% preferiam o cartão de crédito.


Entretanto, os entrevistados que revelaram preferência em pagar a prazo, utilizando algum mecanismo de financiamento, como cartão de crédito ou crediário, revelou ter uma disposição em gastar maior do que quem pretende pagar à vista (R$ 1.152 contra R$ 810, somando-se todas as formas de pagamentos à prazo: cartão de crédito, crediário, cartão de loja e cheque pré-datado e à vista: dinheiro, cartão de débito e cheque).


“Assim como observamos na pesquisa realizada para o Dia das Mães, mais de 70% dos consumidores revelaram preferir realizar o pagamento à vista, apontando uma redução significativa daqueles que preferem financiar as compras. Esta tendência vem sendo observada desde a pesquisa realizada para o Dia das Crianças de 2012, revelando o efeito do nível de endividamento das famílias sobre as decisões de consumo”, explica Maskio.


O preço médio que os consumidores estão dispostos em pagar por presente é de R$ 207. Isso significa um aumento real de aproximadamente 2,2% em relação a 2012 (considerando uma inflação acumulada nos últimos 12 meses de 6,59%), quando a disposição média de gasto por presente era de R$ 190.


Já o total de gastos programados pelos entrevistados é de R$ 214. Comparando aos R$ 202 de gastos programados para o Dia dos Namorados de 2012, o valor ficou praticamente estagnado, considerando a inflação de 6,59% nos últimos 12 meses.
A maioria dos consumidores tende a realizar as compras no mesmo município em que reside, sendo que Santo André (25,5%), São Bernardo (24,3%) e Diadema (20,4%) são as cidades preferidas para compra. O tipo de estabelecimento preferido são os shoppings (45,6%), em grande parte pela proximidade do estabelecimento da residência ou do trabalho.


Os questionários foram aplicados nas áreas de comércio no centro das cidades, nos bairros de maior movimentação comercial em cada município e, também, nos principais shoppings instalados na região. A pesquisa possui uma margem de erro de 3%.

Mais informações à imprensa:
Gerência de Comunicação: 4366-5229/ Imprensa: 4366-5924
Israel Bumajny (MTB 60.545), Marcello Ferreira e Paola Di Buono
imprensa@metodista.br
Conheça a nossa Sala de Imprensa: http://www.metodista.br/sala-de-imprensa
Universidade Metodista de São Paulo
www.metodista.br

Compartilhar
Sala de imprensa Instituto Metodista de Ensino Superior
Empresa INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR
Contato Setor de Imprensa
E-mail imprensa@metodista.br Fone (11) 43665229
Editoria (s) Economia, Finanças
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
segmento EXCLUSIVOS VESTUÁRIO CONGRESSO realiza RESULTADOS
ganha PREVENIR FECHA EVENTO FEVEREIRO CARTÃO
CARROS LIDERAM BIJÓIAS publicação PROMOVE IV
PRODUTOS PROCURAM PRESENÇA EMPREENDEDORISMO LIDERANÇA ALIMENTOS
COMEMORA VIRADA SÊNIOR COMPLIANCE RECEITA MIL
ENTRA ANVISA FUN LINHA PRÓXIMOS SEMANA
VENDA PERIGO NOVIDADES VENDAS DIVULGAR MILHÕES
ACONTECE FRAUDES COMPRAM PORTO COMITÊ SANTA
DIVULGA CARAVANA ENDEREÇO LUXO TERMINA SUL
CRESCEU FLEXIBILIDADE GOUVÊA SÓCIO INTERESSE IBGC
RESULTADO PESQUISAS SEGUNDA WEDO ATIVIDADE MANTER
ABRE VISITARÁ PARTICIPA COMERCIANTE TRIMESTRE EDIÇÃO
BELO SOUZA MERCADOLIVRE BELEZA PRODUTIVIDADE ECONOMIST
DESCONTOS DEBATER REDE AVC FROTA BRASILEIRA
LIMINAR ELETROPORTÁTEIS DICAS DEBATE VISITANTES FONTE
PERMITE EMPREENDEDORA BH TECHNOLOGIES BRAZIL CAPA
PRINCIPAL REPUTAÇÃO TURQUIA CANIN APROVEITE MINAS
AUMENTA PROLONGADO INTEL LEI BALANÇA EMPRESA
REAJUSTE TRÊS RECORDE ADUBAÇÃO COORDENADOR FEBRABAN
CURSOS REPRESENTA CARE HPC DECLARAR APRESENTA
LÍQUIDO ATUA HORIZONTE NEGÓCIO CIAB CRÉDITO
GOVERNANÇA ALERTA EQÜESTRES EXPERIENCE SALDO NOME
CONSUMIDORES AGRISHOW ABC PIZZA ROYAL IMPOSTO
FLORIANÓPOLIS INDICAÇÃO CARREIRA COPA AGRONEGÓCIOS RENDA
EMBRAPA MANEJO REGIONAL INVERNO LIMPA GERAIS
CRESCEM SANCIONA FORTE FORTALEZA GEROU PAULISTANOS
ESPECIALISTA TURÍSTICOS FREIO TORCIDA INFLAÇÃO feirão
VISITAM BRASÍLIA POLÍTICA PARCELAR PESQUISA revela
AMCHAM SHOPTIME RURAL RS EFICAZ US
SENADOR NAMORADOS ADOTADA TELEVISION PRESSIONAM MESES
CELEBRIDADES ANÚNCIOS PROMOÇÃO ÁFRICA INOVAR ATINGE
DEDICADO TRATORES CANAL OURO KPMG QUEDA
BOLSA MAYO PÁSCOA PAULO COMERCIAL MAIO
GRATUITOS CLINIC INDÚSTRIA OFICIAL MANTÉM CRESCER
HUT PLANO FÓRUM TEMPORADA BRASILEIRO GERA
GRÁFICA TRIBUTÁRIOS PARCERIA Alegre COORDENADORES LANÇA
ESTUDO CUSTOMER FÍSICA MG TRAJETÓRIA ECONÔMICA
DÉBITOS EUA PROJETOS lucro PAULISTA ONLINE
PONTOS CREDENCIAMENTO PARTICIPAÇÃO Ghosn TECNOLOGIA ANO
EXPANDE CONSUMIDOR MUNDO MWV PROFISSIONAIS BILHÕES
BEAUTY CARLOS CEARÁ Kitchen MÉDIA FERIADO
AMPLIAÇÃO CLASSIFICADOS DOIS evitarem EFICIENTE ESPERA
GOIÁS TURISMO OPÇÃO Confenar VOLTA IMPRENSA
APOIA REFORÇOS INTERNACIONAL Anclivepa BANCÁRIA ALTA
MULTAS RADAR MULHERES Foroni EXPO EXPERIAN
CADERNOS DIARIO MUNDIAL Camicado REUNIU VAREJO
CANON VALTRA UNIDADE FIC ROAD ELEGE
JUROS MERCOSUL PROGRAMA Maldaner PRODUÇÃO GESTÃO
RISCOS TEMAS ALCKMIN EÓTICA CATARINA CAPÍTULO
AES ENTENDA PAIS Sicredi INVESTIMENTOS CRESCE
COSMÉTICOS ATRASO CAMPEONATO Brasil+Competitivo ANUNCIA NEGÓCIOS
CANA-DE-AÇÚCAR DESENVOLVIMENTO PERSONAL GSMD ENCONTRO SERASA
AVALIAR INVESTE CONCLUI vigésima COLETIVA BRASIL
ELEITA CONSOLIDA MULTICANAL Casildo DAY CRESCIMENTO
PRIMEIROS SEBRAE DOBRO Neurologistas DIA ECONOMIA
COMPRAR MÉTODO ESPECIAL
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Gestor
Monitor
Ao Vivo
Conhecimentos
Prêmios
Crises
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta