Pautas | Instituto Metodista de Ensino Superior | 21/05/2013 14:52:29 | 159 Acessos
Dia dos Namorados deve movimentar R$ 75 milhões no Grande ABC
Pesquisa de Intenção de Compra é realizada pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo em parceria com associações comerciais da região

R$ 75 milhões. Esta é a expectativa de movimentação com a compra de presentes para o Dia dos Namorados no Grande ABC, captada pela Pesquisa de Intenção de Compra - Dia dos Namorados de 2013 do Observatório Econômico da Metodista. Descontada a inflação de 6,59% do período, isso significa uma estabilidade em relação a 2012, quando a movimentação projetada foi de 70 milhões. Confira a pesquisa completa: www.metodista.br/observatorio-economico/resultados-de-pesquisas/pic-dia-dos-namorados-2013.pdf

A pesquisa é realizada pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo, por meio da coordenação do Curso de Ciências Econômicas e do Observatório Econômico, em parceria com as Associações Comerciais dos sete municípios que compõe o Grande ABC.

Foram aplicados cerca de 1.000 questionários entre os dias 26 de abril e 07 de maio, tendo sido validados 908, divididos nos sete municípios que compões a região do Grande ABC, seguindo a distribuição populacional. O total de entrevistas consideradas refere-se àqueles que disseram ter interesse em presentear alguém no Dia dos Namorados.
Um dos destaques desta data é a predisposição dos consumidores em adquirir bens de maior valor, quando comparado a outras datas comemorativas do ano.

A amostra de 908 entrevistados que revelou ter intenção de compra é composta de 54% de mulheres e 46% de homens, com uma idade média de pouco mais de 29 anos. Do total de entrevistados, 55% revelaram ser solteiros e 35% casados. Outros 2,8% são divorciados e 1,3% viúvos. O estado civil dos indivíduos revelou ter forte influência sobre a disposição em gastar.
Os casados pretendem gastar mais: R$ 254 contra R$ 215 da média geral dos entrevistados (casados, viúvos, divorciados, solteiros e pessoas em união estável). Assim, as esposas receberão presentes de R$ 293, enquanto as namoradas ganharão presentes de R$ 192 em média.

Com relação ao nível de renda, cerca de 70% dos entrevistados revelaram ter renda familiar de até 5 salários mínimos (R$ 3.390), sendo a maior concentração entre 3 e 5 salários mínimos (entre R$ 2.034 e R$ 3.390).
Os presentes preferidos pelos entrevistados para presentear foram vestuários (48,7%), perfumes e cosméticos (20,5%), flores (6%), jantares (4,3%) e joias e bijuterias (3,8%). Dentre os principais fatores que influenciam a definição do presente a ser escolhido estão o desejo daqueles queserão presenteados (46,7% responderam “muito importante”), e a qualidade do produto (52,6%), seguido do preço (37,3%).

“Esta sensibilidade do consumidor ao preço, um pouco mais intensa que nas pesquisas anteriores, em parte é explicada pelo aumento da preferência por pagamentos à vista. Esta informação pode transformar-se em uma ação estratégica diferenciada aqueles que conseguirem praticar preços competitivos”, acredita o professor Sandro Maskio, coordenador do estudo.
O principal meio de pagamento que os consumidores pretendem utilizar é o dinheiro (42,3%), seguido do cartão de débito (30,5%), uma inversão em relação ao ano passado, quando 38% preferiam o cartão de crédito.

Entretanto, os entrevistados que revelaram preferência em pagar a prazo, utilizando algum mecanismo de financiamento, como cartão de crédito ou crediário, revelou ter uma disposição em gastar maior do que quem pretende pagar à vista (R$ 1.152 contra R$ 810, somando-se todas as formas de pagamentos à prazo: cartão de crédito, crediário, cartão de loja e cheque pré-datado e à vista: dinheiro, cartão de débito e cheque).

“Assim como observamos na pesquisa realizada para o Dia das Mães, mais de 70% dos consumidores revelaram preferir realizar o pagamento à vista, apontando uma redução significativa daqueles que preferem financiar as compras. Esta tendência vem sendo observada desde a pesquisa realizada para o Dia das Crianças de 2012, revelando o efeito do nível de endividamento das famílias sobre as decisões de consumo”, explica Maskio.

O preço médio que os consumidores estão dispostos em pagar por presente é de R$ 207. Isso significa um aumento real de aproximadamente 2,2% em relação a 2012 (considerando uma inflação acumulada nos últimos 12 meses de 6,59%), quando a disposição média de gasto por presente era de R$ 190.

Já o total de gastos programados pelos entrevistados é de R$ 214. Comparando aos R$ 202 de gastos programados para o Dia dos Namorados de 2012, o valor ficou praticamente estagnado, considerando a inflação de 6,59% nos últimos 12 meses.
A maioria dos consumidores tende a realizar as compras no mesmo município em que reside, sendo que Santo André (25,5%), São Bernardo (24,3%) e Diadema (20,4%) são as cidades preferidas para compra. O tipo de estabelecimento preferido são os shoppings (45,6%), em grande parte pela proximidade do estabelecimento da residência ou do trabalho.

Os questionários foram aplicados nas áreas de comércio no centro das cidades, nos bairros de maior movimentação comercial em cada município e, também, nos principais shoppings instalados na região. A pesquisa possui uma margem de erro de 3%.

Mais informações à imprensa:
Gerência de Comunicação: 4366-5229/ Imprensa: 4366-5924
Israel Bumajny (MTB 60.545), Marcello Ferreira e Paola Di Buono