Pautas | Grupo Ogilvy | 15/05/2013 15:16:30 | 1063 Acessos
Trabalho dos garis adquire maior visibilidade e importância nas grandes cidades

A profissão de gari, que, embora pouca reconhecida seja uma das mais nobres da sociedade, ganhou este nome em homenagem ao francês Aleixo Gary, que se destacou pela limpeza do Rio de Janeiro no século 19.

Nos dias de hoje, o Brasil tem experimentado um período de crescimento econômico que tem se traduzido em aumento de consumo. Com ele, nota-se também o aumento do volume de resíduos, a maior parte descartada de maneira incorreta nas ruas das cidades brasileiras.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, divulgada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), cada brasileiro produz 1,1 quilo de lixo em média por dia. No País, são coletadas diariamente quase 200 toneladas de resíduos sólidos.

E é aí que entra o importante papel do gari, cuja data é comemorada no dia 16 de maio e que, atualmente, tem adquirido novo status social diante do processo de evolução de limpeza de grandes metrópoles.

Em São Paulo, maior cidade do Brasil, são coletadas aproximadamente 15 toneladas de resíduos todos os dias, um trabalho executado por cerca de 12 mil garis responsáveis por varrer e lavar as ruas, limpar monumentos, raspar e pintar postes e guias, remover entulho, limpar bueiros e a instalar e manter 150 mil lixeiras.

A Inova Gestão de Serviços Urbanos é uma das empresas responsáveis pela limpeza urbana da Capital paulista e, por meio do modelo Cidade Limpa, vem valorizando o trabalho dos cerca de 6 mil garis, transformando-os em verdadeiros agentes ambientais.
Além dos investimentos em equipamentos de segurança e da aplicação de novas tecnologias que geram menos desgaste físico, a empresa tem proporcionado a estes profissionais oportunidades de desenvolvimento compatíveis com a importância do papel que eles desempenham.

“Eles são verdadeiros zeladores da cidade e isso tem contribuído com a limpeza urbana e melhorado muito a autoestima dos trabalhadores”, afirma o diretor-presidente da Inova, Anrafel Vargas.
Entre as novidades adotadas na rotina desses trabalhadores está o apoio por meio de máquinas, no qual os agentes ambientais movem os resíduos para a sarjeta, que são coletados por uma máquina varredeira, facilitando o trabalho e reduzindo o desgaste físico.

Outro aspecto que tem aumentado a autoestima dos trabalhadores foi a mudança promovida nas cores dos uniformes, que tradicionalmente era laranja. As novas combinações de cores destacaram e identificaram as diversas funções exercidas pelas equipes (coletores, bueiristas, agentes de limpeza e motoristas), além de proporcionar maior visibilidade daqueles que lidam diariamente com a população e que muitas vezes nem eram percebidos por elas.

Para mais informações, contate:
Ogilvy Public Relations – São Paulo
Lucas Alves