Pautas | Somar Meteorologia | 20/02/2013 11:49:20 | 393 Acessos
Instabilidades perdem força e chuvas diminuem sobre o Nordeste a partir de amanhã
Hoje ainda chove forte e áreas mais atingidas devem ser o litoral sul e a zona da mata da BA e a costa e o oeste do MA

As chuvas fortes que atingem o norte do Nordeste já provocaram transtornos em algumas cidades, a exemplo de Fortaleza, onde 7 desabamentos foram registrados nos últimos dois dias e há pelo menos ais 9 imóveis em situação de risco. Em outras cidades há registro de ruas alagadas e trânsito complicado. Mas apesar desses transtornos, essas chuvas são muito bem vindas, já que o Nordeste passou por uma das piores secas em 2012.

Segundo previsão da Somar Meteorologia, hoje ainda há previsão de chuva forte em algumas regiões. No norte do Nordeste, a presença de uma área de instabilidade conhecida como Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) será responsável pelas chuvas, e mais ao sul da Região, a borda de um Vórtice Ciclônico. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, as áreas mais atingidas nesta quarta-feira serão o litoral sul e a zona da mata da Bahia e a costa e o oeste do Maranhão. Nos demais pontos da Região, o tempo fica seco e o sol predomina.

A partir de amanhã, as instabilidades do norte da Região começam a perder força e a chuva passa a ocorrer de forma mais fraca a isolada. Também há previsão de pancadas de chuva em grande parte do litoral nordestino e alguns pontos isolados do interior do Piauí, Maranhão e Bahia. E com a diminuição da nebulosidade, as temperaturas se elevam ainda mais no período da tarde e os índices de umidade relativa do ar ficam muitos baixos em algumas regiões.

Na sexta-feira, o tempo firme e o sol predominam durante a maior parte do dia no Nordeste. A chuva ocorre apenas na forma de pancadas isoladas e atinge, principalmente o litoral da Região. O dia já amanhece com sensação de abafamento, exceção feita a boa parte da Bahia onde as temperaturas ficam amenas, e a tarde novamente será de calor em toda a Região. Assim como nos últimos dias, este calor será mais intenso no sertão nordestino, que é exatamente onde a umidade do ar alcança valores mais baixos.

No sábado, a área atingida por pancadas de chuva aumenta e atinge o oeste da Região, além do litoral entre Pernambuco e Ceará. No domingo, a chuva na forma de pancadas atinge boa parte do norte e oeste da Região. Nas demais áreas o sol predomina e novamente são esperados baixos índices de umidade relativa do ar.

Sala de imprensa Somar Meteorologia
Empresa SOUTHERN MARINE WEATHER SERVICES S/C LTDA
Contato Deliane Assis
E-mail deliane@met.com.br Fone (11) 76200102