Pautas | Somar Meteorologia | 31/01/2013 10:56:56 | 200 Acessos
Capital mineira termina janeiro com chuvas 46% acima da média
Tempo permanece instável em MG e há risco de temporais em Belo Horizonte nos próximos dias

Desde a madrugada áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas sobre o centro do Estado de Minas Gerais, área próxima de Belo Horizonte. Neste momento, chove na Capital, mas as precipitações mais intensas e as trovoadas estão mais ao leste da Região Metropolitana, na região do Vale do Aço. De acordo com os meteorologistas da Somar, as chuvas podem ser intensas agora pela manhã, mas a partir da tarde o risco de temporais começa a diminuir.

E o mês de janeiro termina com chuvas acima da média na Capital mineira. Até o momento a cidade já acumulou 431mm, valor que está 46% acima da média climatológica. Mas vale lembrar que o mês anterior foi de déficit hídrico em Belo Horizonte e dezembro de 2012 fechou com menos da metade da precipitação normal.

Fevereiro também começa com tempo permanece instável em Minas Gerais e depois de uma manhã nublada e abafada, a partir do início da tarde áreas de instabilidade causam chuva forte e generalizada em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, inclusive com potencial para alagamentos.

No fim de semana o tempo segue instável e há previsão de chuva a qualquer hora. Mas, segundo previsão da Somar, a partir do meio da tarde, tanto do sábado quanto do domingo, a expectativa é de temporais com potencial para alagamentos, inclusive intransitáveis, e até transbordamentos em toda a Região Metropolitana.

Deliane Assis
Jornalista - Mtb. 38001