Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Alfapress | 06/12/2012 14:12:00 | 284 Acessos
CTC realiza oitava edição do Cana Show em São Paulo
Visualizar imagem
Em tradicional evento do setor, Centro de Tecnologia Canavieira lança três variedades e anuncia novidades de grande impacto na indústria canavieira

Realizado nesta quarta-feira, 5 de dezembro, em São Paulo, o Cana Show contou com diversos representantes do setor sucroenergético, entre empresas públicas e privadas, bancos, produtores de cana, associações e demais entidades de classe. Promovido pelo CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, de Piracicaba (SP), o evento apresentou três grandes lançamentos da empresa, além de novidades que impactarão o setor canavieiro.


Entre os temas tratados estão os avanços nos programas atuais de biotecnologia, os polos de produção, uma análise sobre o cenário sucroenergético e as discussões sobre o estágio das pesquisas de Etanol de segunda geração hoje no Brasil. Além disso, o CTC acaba de anunciar um novo programa de melhoramento genético que consiste em um avanço no setor. Segundo o presidente do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, Gustavo Teixeira Leite, “este é um projeto inovador porque significa a redução do tempo de desenvolvimento das variedades do CTC. A partir de agora esse processo durará oito anos, quase a metade do que era feito antigamente – que era de aproximadamente 14 anos.”, explica o executivo.


Com isso, os produtores podem ter acesso às tecnologias de ponta de forma mais rápida, tornando-os mais competitivos. O projeto vem ao encontro do objetivo da Companhia de dobrar a taxa de inovação da indústria da cana-de-açúcar. “Dessa forma, o produtor terá acesso mais rápido a variedades de desempenho superior e, principalmente, adaptadas à sua região produtora”, finaliza Teixeira, que calcula que com o projeto, o CTC deva dobrar o sua participação de mercado (Market share) nos próximos cinco anos.
A vez do Cerrado brasileiro


Nesta que é a oitava edição do evento, a novidade ficou por conta do lançamento da Série de Variedades CTC9000, que contêm as variedades CTC9001, CTC9002 e CTC9003. Estas novas variedades foram especialmente criadas para trazer produtividade no atual cenário canavieiro. “Diferentemente do que era feito há dez anos, hoje o plantio e a colheita mecanizados é uma realidade cada vez mais crescente nas plantações. Além disso, a queima da palha da cana será proibida por lei no Brasil a partir de 2017, portanto a variedade de cana plantada hoje deveria ser compatível com este contexto modernizado”, afirma Marcos Virgílio Casagrande, gerente de Desenvolvimento de Produto do CTC. Contudo, na prática não é bem assim. 40% das variedades utilizadas atualmente não são compatíveis com o plantio e colheita mecanizados, por exemplo. “São variedades que tiveram seu espaço no mercado, mas foram criadas há 30 anos. O setor necessita de inovação para crescer”, comenta Casagrande.
Voltadas para as características do Cerrado brasileiro, as novas variedades contemplam um quesito muito importante para que exista produtividade: a adaptação às condições edafoclimáticas (solo e clima). Pensando na melhor forma de adequar as variedades ao clima restritivo do cerrado (níveis 3, 4 e 5 – em escala de 1 a 5) e às suas peculiaridades, como solos ácidos e com baixa capacidade de armazenamento de água, chuvas intensas e concentradas, mas com secas de até seis meses de duração, além do clima favorável ao florescimento da cana, o que reduz a produção de açúcar e etanol, a Série 9000 traz variedades tolerantes a esses desafios.


CTC9001
Desenvolvida em climas restritivos e que foi testada nos últimos oito anos na região do Centro Oeste, a CTC9001 já apresentou 29% a mais de toneladas de POL/ha (sacarose em peso por hectare) do que as duas variedades mais presentes no mercado. Ela é adequada para o plantio mecanizado, possui estabilidade, riqueza de açúcares e também um PUI longo (Período Útil de Industrialização).


CTC9002
Já a variedade CTC9002 tem o porte ereto, é tolerante à seca e ao plantio mecanizado, apresenta longevidade e pode ser cultivada em solos mais restritivos. Ela já mostrou ter 25% a mais de POL/ha do que as duas variedades mais cultivadas no Brasil.

CTC9003
Por fim, esta variedade apresenta alto perfilhamento, está apta ao plantio mecanizado e é precoce. Além disso, ela não floresce e tem um PUI longo. A CTC9003 possui 18% a mais de POL/ha do que as outras duas variedades testadas.
Casagrande lembra ainda que a produtividade tão almejada é resultado de uma combinação bem feita entre manejo, condições climáticas e de solo e uma planta de qualidade. “Com nosso conhecimento e bagagem em pesquisa, buscamos sempre desenvolver e integrar tecnologias disruptivas para a indústria sucroenergética”, finaliza.
Serviço:


CTC - Centro de Tecnologia Canavieira
Cana Show 2012
Data: 5 de dezembro de 2012 – das 14 às 18 horas
Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 13.301 - Itaim Bibi - São Paulo

Sobre o CTC
O CTC- Centro e Tecnologia Canavieira atua há mais de 40 anos no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor canavieiro. As pesquisas abrangem os elos da cadeia produtiva de cana-de-açúcar, álcool, açúcar e bioenergia, permitindo agregar valor às diversas etapas do processo e contribuindo com a evolução equilibrada do setor.
Informações para a imprensa:
Alfapress Comunicações
Gabriela Castellani (19) 2136-3530 / (19) 9120-2364
gabriela.castellani@alfapress.com.br
Julia Teixeira (19) 2136-3503 / (19) 9790-7724
julia.teixeira@alfapress.com.br

Compartilhar
Sala de imprensa Alfapress
Empresa ALFAPRESS COMUNICAÇÕES
Contato Thiago Rodrigues
E-mail thiago.rodrigues@alfapress.com.br Fone (19) 21363533
Editoria (s) Agropecuária
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
pagar TERCEIRO SAIBA DÉCIMO SALÁRIO
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Gestor
Monitor
Ao Vivo
Conhecimentos
Prêmios
Crises
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta