Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | MktMix Assessoria de Comunicação | 29/05/2012 17:49:18 | 648 Acessos
São Paulo terá, a partir de amanhã, EcoPontos decorados por artistas plásticos
Visualizar imagem
Projeto Gira Brasil: a arte para mudar o comportamento do brasileiro na reciclagem de materiais

Empresa TKS Sustentabilidade lança movimento de intervenção urbana, com arte e engenharia ambiental, que conta com 50 Eco Pontos na cidade de São Paulo

O Brasil ganha um movimento artístico de reciclagem urbana que promete consolidar meios viáveis de logística reversa, uma Reciclagem 360°. É o Gira Brasil, idealizado pelos empresários Renato Becker, Ricardo Sampaio e Marina Renault, que trouxeram para o projeto a mais ampla e eficiente logística de reciclagem - pesquisada pessoalmente nos países mais avançados no assunto -, marketing e relacionamento, respectivamente.

"O Gira Brasil é uma iniciativa criativa idealizada no Brasil e feita para o mundo", explica Becker.

O movimento tem um caráter educativo que se expressa por meios diversos, onde se destacam coletores artísticos para a recepção de materiais recicláveis. Estes coletores constroem uma nova relação entre o consumidor e sua geração de resíduos. O formato representativo "de casa" dos coletores ativa os valores da simbologia de um lar e também sugere a ideia de que reciclagem de fato começa dentro das residências.

Soma-se a isto a utilização da arte e da vanguarda que uma obra pode exercer no comportamento humano, para agregar ainda mais atributos visuais e assim sensibilizar pessoas rumo a um novo hábito, onde, no lugar de lixo, o que passa a existir é matéria prima e riqueza.

As características técnicas de engenharia presentes nos coletores produzem uma didática e eficaz coleta seletiva de resíduos. A Oi, Bombril, Wizard, Pernambucanas e Azul patrocinam o movimento, que tem apoio da Prefeitura de São Paulo.

O Gira Brasil não pretende resolver o problema de reciclagem no país, mas ser uma grande campanha sócio ambiental para engajar a população. "Nesse sentido teremos esforços de comunicação digital, com um hotsite exclusivo com informações sobre os Eco Pontos e os mandamentos da reciclagem, além de esforços em redes sociais como facebook onde as pessoas darão chek in nos Eco Pontos, acumulando pontos e trocando por prêmios dos patrocinadores", completa Ricardo Sampaio. Outra ferramenta de divulgação do projeto é o engajamento de celebridades para uma campanha social, formando uma grande corrente do bem. Entre as mais de 40 personalidades envolvidas estão Adriane Galisteu, Reinaldo Gianechinni, Paola de Oliveira, Paulinho Vilhena, Rodrigo Faro, Marcelo Faria e Marisa Orth.

Como funciona o projeto
Serão 50 Eco Pontos espalhados pela cidade de São Paulo durante três meses, em parques e locais de grande visibilidade. A arte é um dos pontos fortes do Gira Brasil, traduzindo sensibilidade e legitimidade a esta proposta educativa inovadora, afinal todo resíduo quando tratado a destinação correta tem um grande valor para sociedade. Inspirados no tema valorização das mulheres, os Eco Pontos são obras de arte assinados por diferentes artistas plásticos selecionados por sua qualificação e importância, assim como o seu engajamento e mobilização com o projeto.

Para a seleção dos artistas foi formado um Comitê com curadoria artística de Helena Machado, Bia Duarte e Vicente Negrão que elegeu 50 artistas para o projeto. Entre eles estão Alê Jordão, André Crespo, Alexandre Iódice, André Diniz, David Damau, Flávia Renault, Kobra, Felipe Morozini, Thais Beltrame e Zezão.
A coleta seletiva do Gira Brasil resgata diariamente o material e encaminha para reciclagem por meio das Cooperativas e controle de qualidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), outro parceiro do projeto. Por meio da parceria com a ITCP-FGV, as cooperativas serão capacitadas e desenvolvidas durante o projeto, saindo de uma avaliação media nota 7 para atingir uma meta de nota 9/10. Parte do resíduo PET coletado servirá de matéria prima reciclada para ser reintroduzida na cadeia produtiva dos patrocinadores do projeto. A coleta seletiva conta com veículo e equipe própria: 01 caminhão (baú) de pequeno porte e 04 funcionários uniformizados. Para eventuais ocorrências de super geração de resíduos estão previstas viagens extras de coleta e seis supervisores diariamente.

Para o Gira Brasil, a TKS Sustentabilidade criou a marca Reciclagem 360°, que consiste em iniciativas que fazem parte de todo o ciclo de reciclagem: indústria-varejo-consumidor-PEV-coleta-transformação em resíduos-insumos reutilizados, interagindo e reforçando assim a importância de pensar em toda cadeia produtiva.

Após os três meses do projeto, as obras de arte serão comercializadas em um evento de arte beneficente em prol a um planeta mais limpo.

Estrutura coletores - são coletores especiais feitos em formato de casa para simbolizar a idéia de que "reciclagem começa dentro de casa" e também para consolidar uma nova referência de valor no lugar do lixo. As bocas coletoras são divididas em:
 Papel, plástico, metal e longa vida
 Vidro
 Celular
 Boca kids - em altura menor, para que as crianças também possam participar ativamente

Inclusão Social - o projeto atuará fortemente com inclusão social, transformando a realidade das cooperativas e seus colaboradores por meio da capacitação profissional com a parceria institucional com a FGV. Após o período de execução do projeto, parte dos Eco Pontos serão doados para as escolas municipais e Comunidades locais. Em São Paulo, a cooperativa selecionada foi a VIVA BEM.

Relatório geral de resultados - um serviço de auditoria ambiental rastreará os resíduos (por amostragem) para gerar relatórios a serem publicados de acordo com os seguintes critérios:
 Quantidades e tipos de materiais coletados e suas destinações adequadas;
 Beneficiários das cooperativas;
 Vencedores de prêmios;
 Artistas e entidades beneficiadas com a venda das obras de arte no leilão;
 Clipping de mídia espontânea, com análises de retorno sobre investimento;
 Relatório de sustentabilidade com mais de 80 indicadores, gráfico radar e diagnóstico para inovações e melhoria contínua (PDCA) do projeto.

O Gira Brasil tem patrocínio da Oi e Bombril, copatrocínio da empresa aérea AZUL, rede Pernambucanas e Escola de Idiomas Wizard, apoio institucional da ITCP-FGV e Prefeitura de São Paulo e Apoio das Cooperativas Cooper Viva Bem e escritório de advocacia Valverde.

Sobre a TKS Sustentabilidade
A TKS Sustentabilidade é resultado do crescimento da MR Eco Projects, uma extensão da agencia MR Eventos - que trabalha no mercado de comunicação e eventos há 12 anos e tem em seu portfólio clientes como Bombril, Diageo, Nadir Figueiredo e Ultragaz. A nova empresa, idealizada pelos empresários Renato Becker, Ricardo Sampaio e Marina Renault, foi criada para atender o departamento de projetos ambientais e de sustentabilidade.

Um dos primeiros projetos da empresa surge da parceria com Renato Becker, jornalista pós-graduado em gestão ambiental, idealizador e realizador do piloto Ecoparade, um profissional que traz para o Brasil soluções para reciclagem que estão mudando o paradigma da relação do homem com o lixo.

Compartilhar
Sala de imprensa MktMix Assessoria de Comunicação
Empresa OTRANTO, LEBEIS & ETHEL PROP. E MKT. LTDA
Contato Thaís Vallim
E-mail thais@mktmix.com.br Fone (11) 30603640
Editoria (s) Ecol./Meio Ambiente, Sustentabilidade
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Pernambuco CLUBE ZURICH STARTUP IMPORTANTE CAPACITA
crianças RECONHECE CLIENTE EXCLUSIVO Simespi CORREIOS
cria TÊXTEIS E-COMMERCE DESIGN Bueno DEMANDA
homenagem MEIOS PRAIA EXPERIÊNCIAS Netto GERENTE
OFERECE RISCOS DANILO WORKSHOP anos ÚLTIMO
PRODUTOS ENGANOSA TECNOLOGIA BRF Verint AZUL
BANCO VENCEDORA ROSA MULHERES Guaçu CELEBRA
RESTITUIÇÃO DNA JOB gratuito atendentes QUEDA
COMEMORA ORGANIZAÇÕES COMPENSAÇÃO CONTRATAÇÃO Neutrox WTORRE
MASTER MULTIFUNCIONAL INSCRIÇÕES PROGRAMA TBV EMPRESARIADO
SANTOS UBERLÂNDIA MINERAL ALIMENTOS LATAM COOPERATIVAS
VENCEDORES EMITIR ESTRÉIA EMPREENDEDORAS varandas PROFISSIONAIS
DIVULGA HONDA ELETRÔNICOS PAIS condenada OUTUBRO
GAÚCHA EMISSÃO FERAS DIAS Silmara VAGAS
CAÇA LEONARDO PRESENÇA SOLIDEZ BO RESPONSÁVEL
CUNHA BRAZIL XIV MARINE ABRAMAT REFORMAS
PREVENÇÃO ESTARÁ LEARNING ECONOMIA batizada GESTÃO
EXCLUSIVA RUMOS FLYTOUR SUL Roni CONSUMO
CENTRAL PRATA ARMAZENAMENTO CONEC TIVIT PRODUÇÃO
BAIXADA EXECUTIVA PERSONALIZADAS UNIVERSITÁRIOS Torino CARREIRA
INDUSTRIAIS ADERE DISTRIBUIDORAS PREVIDENCIÁRIOS Cosentino ALLIANZ
FALA FNQ MELHORES FESTA NIPONSUL CONTAM
CURSOS CONFIRA CAMPINAS CAMPO multicanais MICRO
TÉCNICOS DEIXA VITÓRIA BRASIL Sage FÓRUM
FUNCIONAMENTO SADIA NOVEMBRO SULAMÉRICA Mynt DIA
UNIDADES ORGÂNICA PRAZO ESTADO Bardi MERCADO
AJUDA ORACLE MOSAIC CVC Kinross PARCERIA
MOGI EXPERTS PREVIDENCIÁRIO REDUTOR NFC-E MIL
CENTENÁRIO FATOR UFMG USO PrêmioABT ÁGUA
CONTRATA AVIAÇÃO SANTISTA ALTERNATIVAS DivulgaPão SETEMBRO
NOTA AUTOMOTIVOS TERRA SOLIDARIEDADE pedirem PRÊMIO
CERTIFICADAS INICIATIVAS SUMMER VENDAS Cengage EDIÇÃO
CREME MONSANTO EXCELÊNCIA ATLETAS Pieri EMPRESA
PRÓXIMOS ILIMITADO FILHOS CORRETORES Girona CONSTRUÍRAM
FACILITAR CRÉDITOS CLIENTES TOKIO ARK PARQUE
NOTAS AUTORIZAÇÃO INVESTIMENTOS GROSSO Griletto DEBATE
FISCAIS TRABALHO ESTADOS ESTRATÉGIA TP-LINK QUALIDADE
CLANDESTINAS LINA PESSOA DESEMPENHO Makerting PAULO
PATROCINA RASTREABILIDADE BRASILEIRAS FEIRA Flyers residenciais
EMPRESÁRIOS PAIVA EMPRESARIAL DISCUTE Abrafiltros IEP
REFORÇA MULTINACIONAL ÍTALO-BRASILEIRA MARKETING Minero-metalúrgico bem-sucedidos
PAGAMENTO SECOVI PROMOÇÃO MARCA Distree RECURSOS
TEMPORÁRIAS SINALIZA XXV MENSURAR WFDSA TRIMESTRE
DIRETORA PESQUISA CSU FEDERAL dedicar-se LANÇA
FREQÜÊNCIA PEREIRA LOPES NF-E FUNCIONÁRIOS PARTICIPA
COLABORADORES BRITO PRESENTE BELEZA CHEGAR NACIONAL
IMPORTÂNCIA DESTACA PRODUTO TRANSFORMA AUMENTA ENCONTRO
VIAOESTE ARQUITETA GRUPO PESSOAS HOMENAGEIA INTERNACIONAL
SIMPÓSIO ADIA RESULTADOS FINANCEIRA MOBILIZAÇÃO GRANDE
ESTACIONAMENTO DEFICIÊNCIA MARCOPOLO PEÇA DEPARTAMENTO CAMPANHA
EXPECTATIVA SETOR BAR CLOUD FIRMAM EMPRESAS
IMOBILIÁRIOS LUANA ACABOU REVISTA PALESTRAS PROMOVE
DIVULGADO TAXISTAS PROJETOS ARQUITETURA ESTÁGIO ABRE
MATO FERTILIZANTES JOÃO HOMENS PREMIA FIESP
GOIÁS SEGURADORA CCR TALENTOS ENGENHARIA PEQUENA
INOVADOR LIGA JUBILEU CRESCIMENTO CONSCIENTIZAÇÃO MÉDIA
UNIMED JUSTIÇA SISTEMA RELACIONAMENTO AMBEV INDÚSTRIA
DRA BRASILEIRO MUNDO PROPAGANDA SUSTENTABILIDADE
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Gestor
Monitor
Ao Vivo
Conhecimentos
Prêmios
Crises
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta