Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Tree Comunicação | 19/09/2011 16:11:30 | 2922 Acessos
Nariz entupido de forma persistente pode ser sintoma de doença grave em criança

O nariz entupido de forma persistente deve ser sempre investigado, pois além de alterar toda a dinâmica respiratória – com consequências no desenvolvimento e crescimento facial – pode também indicar a presença de doenças mais graves. Felizmente, as rinites e a hipertrofia da adenoide (carne esponjosa) são as causas mais frequentes do nariz entupido em crianças e são de tratamento simples quando diagnosticadas precocemente. Contudo, outras doenças também podem apresentar este sintoma, como a sinusite crônica e até tumores.

“Casos de tumores são relativamente incomuns, como é o caso do nasoangiofibroma, que ocorre na região posterior do nariz”, explica a otorrinopediatra Shirley Pignatari, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Este tipo é benigno e acomete pré-adolescentes e adolescentes, especialmente do sexo masculino. A médica explica que, nestes casos, a obstrução nasal é acompanhada de sangramentos nasais frequentes.

Para identificar o problema que está causando a obstrução nasal e qual o tratamento ideal é fundamental ter acompanhamento médico especializado. “No caso de rinites é importante manter a higiene nasal e do ambiente em que a criança vive, entre outros métodos terapêuticos. Já em casos de hipertrofia de adenoide, a adenoide é removida cirurgicamente.”

O nariz entupido gera outros problemas na saúde e na qualidade de vida, já que as crianças com obstrução nasal acabam respirando pela boca. “O olfato e o paladar são prejudicados, o desenvolvimento e o crescimento facial também sofrem interferências como, por exemplo, o aparecimento da mordida cruzada e o afundamento do céu da boca”, explica. Além disso, a especialista destaca que há impactos nas atividades diárias, afetando o rendimento escolar, a prática de atividades físicas e o humor da criança.

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, zona sul de São Paulo
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/Hospital.EV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Compartilhar
Sala de imprensa Tree Comunicação
Empresa ARBORE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL LTDA.ME
Contato Amanda Novaretti
E-mail amanda.novaretti@tree.inf.br Fone (11) 30933617
Editoria (s) Infantil, Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta