Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Tree Comunicação | 19/09/2011 16:11:30 | 1777 Acessos
Nariz entupido de forma persistente pode ser sintoma de doença grave em criança

O nariz entupido de forma persistente deve ser sempre investigado, pois além de alterar toda a dinâmica respiratória – com consequências no desenvolvimento e crescimento facial – pode também indicar a presença de doenças mais graves. Felizmente, as rinites e a hipertrofia da adenoide (carne esponjosa) são as causas mais frequentes do nariz entupido em crianças e são de tratamento simples quando diagnosticadas precocemente. Contudo, outras doenças também podem apresentar este sintoma, como a sinusite crônica e até tumores.

“Casos de tumores são relativamente incomuns, como é o caso do nasoangiofibroma, que ocorre na região posterior do nariz”, explica a otorrinopediatra Shirley Pignatari, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Este tipo é benigno e acomete pré-adolescentes e adolescentes, especialmente do sexo masculino. A médica explica que, nestes casos, a obstrução nasal é acompanhada de sangramentos nasais frequentes.

Para identificar o problema que está causando a obstrução nasal e qual o tratamento ideal é fundamental ter acompanhamento médico especializado. “No caso de rinites é importante manter a higiene nasal e do ambiente em que a criança vive, entre outros métodos terapêuticos. Já em casos de hipertrofia de adenoide, a adenoide é removida cirurgicamente.”

O nariz entupido gera outros problemas na saúde e na qualidade de vida, já que as crianças com obstrução nasal acabam respirando pela boca. “O olfato e o paladar são prejudicados, o desenvolvimento e o crescimento facial também sofrem interferências como, por exemplo, o aparecimento da mordida cruzada e o afundamento do céu da boca”, explica. Além disso, a especialista destaca que há impactos nas atividades diárias, afetando o rendimento escolar, a prática de atividades físicas e o humor da criança.

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, zona sul de São Paulo
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/Hospital.EV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Compartilhar
Sala de imprensa Tree Comunicação
Empresa ARBORE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL LTDA.ME
Contato Amanda Novaretti
E-mail amanda.novaretti@tree.inf.br Fone (11) 30933617
Editoria (s) Infantil, Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Gestor
Monitor
Ao Vivo
Conhecimentos
Prêmios
Crises
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta