Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Prestige | 05/07/2011 09:42:06 | 410 Acessos
Veja quais os cuidados necessários para praticar exercícios físicos no inverno
Visualizar imagem

Com a queda da temperatura, muitas pessoas deixam o desânimo tomar conta do corpo, se afastam das academias e, consequentemente, descuidam da saúde e da forma física. Mas, é preciso reverter a situação. Durante a temporada de dias frios, é possível adaptar a rotina de atividades físicas e ficar atento na hora de se exercitar para evitar lesões.


Se no calor as atividades ao ar livre são mais freqüentes, durante o frio é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Para que tudo ocorra de forma certa e não prejudicial à saúde, é importante caprichar no aquecimento. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, entrevistamos o personal trainer Carlos Klein, da equipe Movimente-se (www.movimente-se.com). Leia abaixo:

1)Quais os tipos de exercícios apropriados ou mais indicados para serem praticados no inverno?
Não existe uma atividade física mais indicada para a prática durante o inverno. O que deve existir é uma atenção à adaptação do corpo em função das condições climáticas para os movimentos que serão desenvolvidos no período de baixas temperaturas. A natação, por exemplo, se não for praticada em uma piscina aquecida, fica muito mais difícil. A corrida também é outro exercício que deve ser praticado, levando-se sempre em consideração o cuidado com o clima, pois as temperaturas corporais e do ambiente podem entrar em choque durante a atividade física.


2)Sabemos que o aquecimento é primordial antes de qualquer exercício. Qual tipo de aquecimento é o mais indicado para esse tempo?
No inverno o aquecimento para começar o treino ganha ainda mais importância. Além de aumentar a temperatura corporal, ele lubrifica as articulações, o que ajuda a prevenir eventuais lesões. Uma excelente maneira de aquecer é combinar um alongamento dinâmico, que são movimentos corporais que exploram toda a amplitude articular, realizados de forma lenta e em diversos planos, combinado com o tradicional trabalho cardiovascular, na esteira ou bicicleta em intensidade leve a moderada, por 10 a 15 minutos antes de iniciar a parte principal do treino.


3) Só o aquecimento é suficiente para evitar lesões ou existe mais algum cuidado especial?
Os mesmos cuidados tomados no verão devem ser respeitados também nos dias mais frios. É claro que se o indivíduo vai praticar esportes específicos dessa temporada, tais como Ski e Snowboard, é essencial que use todas as proteções e respeite seus limites antes de aumentar o nível de dificuldade. Para quem escolheu essas modalidades, o interessante seria iniciar uma preparação, com trabalho proprioceptivo, pelo menos dois meses antes da viagem para a estação de neve.


4) Com o clima frio quais cuidados devemos ter ao praticar uma atividade ao ar livre?
O ar seco e aumento da poluição, inerentes a essa época do ano, provocam maior irritação das vias aéreas superiores. Por isso, é preciso prestar atenção à hidratação, molhando a boca ou ingerindo algum líquido, mesmo em pequena quantidade, a cada 5 ou 10 minutos de atividade. Dessa forma, é possível diminuir a irritação provocada pelo clima do inverno.


5) No inverno fica mais difícil emagrecer?
Fica, pois nos permitimos comer mais do que o normal e ingerimos alimentos mais calóricos. Além disso, as pessoas ficam com menos vontade de sair do aconchego da cama, sofá ou do ambiente confortável do trabalho, e ir à academia para praticar a atividade física. No inverno, as pessoas ingerem mais calorias do que gastam e o resultado disso são os quilos a mais na balança.


6) Qual a roupa ideal para ser usada?
A roupa ideal para ser usada é aquela com tecido leve e fácil de tirar, pois com o movimento da atividade, a temperatura corporal aumenta naturalmente e teremos a necessidade de remover o agasalho. As principais marcas esportivas têm roupas com estas características.

Perfil
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Educação Física pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU), Carlos atua como Personal Trainer desde 2004. É CPT (Certified Personal Trainer) pela NASM (National Academy of Sports Medicine), nos EUA. Dentro de sua metodologia de trabalho e orientação aos alunos, Carlos Klein desenvolve estratégias personalizadas para cada um de seus clientes, sem se prender às tendências de fitness, dietas mirabolantes ou modismos. Profissional atento às novidades que realmente tragam benefícios às pessoas durante e após a atividade física, o personal, dentro de sua filosofia de orientação, estimula os alunos a conhecerem seu próprio corpo, os vícios de postura, o ritmo e estilo de trabalho, entre outros fatores, para definição do treinamento e de sua evolução.

Compartilhar
Sala de imprensa Prestige
Empresa ALINE MARQUES CONSULTORIA DE COMUNICAÇÃO LTDA
Contato Aline Correa Bernardo
E-mail atendimento@prestigerp.com.br Fone (11) 37573512
Editoria (s) Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Monitor
Prêmios
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta