Pautas | Paulus Editora | 15/06/2011 13:56:33 | 370 Acessos
Novo livro da Paulus reflete sobre a Iniciação Cristã de adultos

Elaborado pela equipe da Pastoral Catequética da Diocese de Osasco, na Grande São Paulo, Querigma e Mistagogia – Caminhos à Iniciação Cristã, lançamento da PAULUS, percorre a temática a partir da história da Igreja, fazendo um resgate do Anúncio cristão nos moldes da Igreja primitiva como modelo para o novo Anúncio.
“O querigma é a proclamação com poder e autoridade do ato de Cristo e de tudo o que significou sua primeira vinda (sua pessoa e obra, vida e ensino, morte e ressurreição, ascensão e senhorio, a descida do Espírito Santo e o surgimento da Igreja). A mistagogia é caminho para que se possa ir penetrando nesse mistério de Cristo. É preciso conhecê-lo para amá-lo e querer ficar com ele”, afirmam os autores.

Dividido em três partes, o livro trata, primeiramente, da Iniciação Cristã desde os primórdios até os nossos dias. Em seguida, oferece ao leitor uma análise do conteúdo do Anúncio cristão e o seu desenvolvimento na história da Igreja. Por fim, propõe um estudo do tema em questão, no qual os autores destacam, dentre vários aspectos, a relação entre os significados das duas palavras escolhidas para intitular este trabalho.

“Se o querigma tem como elemento-força a Palavra, a mistagogia sublinha a Palavra feita gesto, sinal sensível pelo qual se efetua uma mudança indelével, radical e ontológica. A restauração do catecumenato coincide com a busca de uma experiência mais plena dos sacramentos recebidos, que leve à participação na comunidade eclesial e ao testemunho de uma vida nova”, explicam.

Com linguagem acessível e estrutura simples, a obra preza pela objetividade, auxiliando na compreensão das necessidades atuais da Igreja. Uma delas é o desafio de levar as pessoas a um contato vivo e pessoal com Jesus Cristo, fazendo-as participar da vida divina. Além disso, serve como incentivo para um novo empenho missionário, como pontua pe. dr. Gilvan Leite de Araujo, da PUC-SP, na apresentação.

“O novo Anúncio deve enfrentar uma crescente ignorância intelectual, cultural, social e religiosa que assola o mundo moderno. Contudo, a própria história da Igreja nos apresenta o seu esforço em, ao anunciar Jesus Cristo, formar o conceito de civilidade, cultura, ciência e sociedade."

Da coleção Cadernos Catequéticos, Querigma e Mistagogia – Caminhos à Iniciação Cristã oferece excelentes orientações para a Iniciação Cristã de adultos, tornando-se instrumento de grande utilidade para todos os agentes de pastorais.

Título: Querigma e Mistagogia – Caminhos à Iniciação Cristã
Autor: Centro Catequético Diocesano – Diocese de Osasco