Pautas | CDHU | 03/05/2011 10:47:23 | 1961 Acessos
Parceria entre CDHU e Caixa viabilizou 170 apartamentos em Guaianazes, zona leste da Capital
Recursos federais, estaduais e da Associação Centro de Promoção Humana e Cidadania resultaram no Residencial Santo Expedito, destinado a famílias de baixo poder aquisitivo

Sábado, dia 30 de abril, foram entregues 170 apartamentos do Residencial Santo Expedito, em Guaianazes, zona leste da Capital, destinados a famílias de baixa renda. O empreendimento foi resultado de parceria entre os governos federal, estadual e a Associação Centro de Promoção Humana e Cidadania, responsável pela elaboração do projeto e execução das obras, em regime de mutirão. O evento teve a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Marcos Penido, da secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, e de representantes da Pastoral da Moradia Leste II.

O presidente da CDHU, Marcos Penido, ressaltou que a entrega do conjunto é uma conquista da população e mostra a força da organização dos trabalhadores em projetos sociais. "Os movimentos por moradias, os mutirões, são prioridade para o governo de São Paulo. Com a união do povo podemos construir mais moradias e dar dignidade", disse Penido.

A Associação Centro de Promoção Humana e Cidadania é ligada à Pastoral da Moradia Leste II. Para Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, coordenador da Pastoral, a parceria entre os governos federal e estadual foi de grande importância para o atendimento de famílias carentes. "Esse empreendimento mostra que é possível fazer moradia quando se tem governos com sensibilidade social", destacou o Padre Ticão.

O residencial foi construído por meio do Programa Crédito Solidário da Caixa Econômica Federal e contou com aporte de recursos da Secretaria Estadual da Habitação de R$ 2,6 milhões, a fundo perdido, para complementar o investimento necessário. O Crédito Solidário concede financiamento habitacional de até R$ 30 mil a cada família atendida pelo programa. Como o custo do apartamento no residencial é de R$ 52,8 mil, o Governo do Estado, por intermédio da CDHU, fez uma complementação no valor de R$ 15 mil por unidade. O restante foi contrapartida da entidade.

Os apartamentos possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 40,41 m² de área construída. O projeto conta com paisagismo, guarita, portaria, muro, estacionamento pavimentado e playground.

Um dos contemplados foi José Airton de Andrade e Silva, torneiro mecânico, casado com a auxiliar de enfermagem, Rosimar Almeida Vieira, e pai de uma menina. "Quero ser feliz com minha família nessa casa que construímos. Esse é nosso maior plano", disse José Airton.

A parceria da Secretaria Estadual da Habitação com a Caixa Econômica Federal tem como objetivo atender entidades organizadas das regiões metropolitanas do Estado, onde o custo de produção, incluindo a compra do terreno, é superior à média do país e, por isso, os valores destinados pelo Crédito Solidário são insuficientes. Para viabilizar a execução das obras, a Secretaria da Habitação faz o aporte de até R$ 15 mil para cada família atendida pelo programa.

Sala de imprensa CDHU
Empresa CIA. DESENV. HABIT. E URBANO EST. DE SP - CDHU