Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Semdet | 06/04/2011 15:12:26 | 4677 Acessos
Trabalhador empregado com carteira assinada pode receber seguro desemprego

Pouca gente sabe, mas o serviço de habilitação ao seguro-desemprego não é restrito apenas para pessoas que estão desempregas. Se o trabalhador não tiver recebido todas as parcelas do benefício que tem direito e conseguir emprego com carteira assinada, ainda terá direito de receber mensalmente os valores do seguro desemprego. Segundo o supervisor do Programa Seguro-Desemprego do CAT – Centro de Apoio ao Trabalho, Valdecy Pereira, essa informação que muitos desconhecem, é uma das razões que levam muitos desempregados a não participarem das seleções e entrevistas de emprego por medo de perder o direito ao benefício.


Pereira afirma que os trabalhadores não sabem de seus direitos e, por isso, não vão atrás do benefício: “É uma coisa cultural do brasileiro. Se o trabalhador ainda possui parcelas do seguro-desemprego para receber e nesse período conquista uma oportunidade no mercado de trabalho, ainda é seu direito recebê-las, lembrando que os meses em que ele esteve desempregado antes de procurar pelo serviço também devem ser pagos” destaca.


O supervisor afirma que diversas vezes pessoas desistem de uma vaga de emprego oferecida pelo CAT, por medo de perder o benefício: “Muitas vezes encaminhamos os trabalhadores para entrevistas de emprego que envolvem vagas que se encaixam no perfil da pessoa, mas não comparece na entrevista, pois acha que perderá o benefício”.


Valdecy enfatizou o procedimento realizado pelos atendentes do CAT. “Logo que o munícipe dá entrada ao seguro-desemprego no CAT, ele recebe um comprovante onde constam as datas em que serão pagas todas as parcelas, além disso, eles também são informados sobre todos os seus direitos relacionados ao benefício. É um trabalho que já realizamos há anos e hoje podemos notar que muitos já sabem sobre seus direitos” conclui.


O trabalhador só não tem direito ao benefício se estiver a menos de um mês desempregado, se tiver passado mais de dois anos desde a data de sua demissão ou se tiver recebido outro seguro-desemprego a menos de 16 meses. Se não for o caso, o trabalhador receberá as parcelas na seguinte ordem:

- 30 dias de desemprego - 1 parcela
- 45 dias de desemprego - 2 parcelas
- 75 dias de desemprego - 3 parcelas
- 105 dias de desemprego - 4 parcelas
- 135 dias de desemprego - 5 parcelas


Para dar entrada na habilitação ao seguro-desemprego, o munícipe deve comparecer em qualquer unidade do CAT e ter em mãos os seguintes documentos: Requerimento do Seguro-Desemprego (duas vias - verde e marrom); cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão; Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS; TCRT - Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, devidamente quitado; Documentos de Identificação - carteira de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção), carteira nacional de habilitação (modelo novo), carteira de trabalho (modelo novo), passaporte ou certificado de reservista; 3 últimos contracheques dos 3 meses anteriores ao mês de demissão e documento de levantamento dos depósitos do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, extrato comprobatório dos depósitos, relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).

Compartilhar
Sala de imprensa Semdet
Empresa SECRET. MUNIC. DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E DO TRABALHO
Contato Imprensa
E-mail imprensasemdet@PREFEITURA.SP.GOV.BR Fone (11) 32246047
Editoria (s) Recursos Humanos
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
BENEFICENTE BORRACHA DICAS ALUNO anfitriã PEX
ACADEMIA PAIVA INICIARÁ MATA contratante IMOBILIÁRIOS
MELHORAR BRASÍLIA EXCELÊNCIA APRESENTA impedida COR
APOIA DOCES EXPOBOR LINHA quantiQ PROJETOS
COMEMORAÇÕES BOLOS SENADORA NEGÓCIOS ICI-RS CASA
FECHAR TIGRE DIA sexta-feira Brasil+Competitivo condenada
INOVADORA GÁS MERCADO Sindcont-SP restituir assinará
CONTABILISTA SOLUÇÕES ATENDIMENTO Netto Lídice indenizar
ENTRADA LANÇA EMPRESA BRECHÓ
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Gestor
Monitor
Ao Vivo
Conhecimentos
Prêmios
Crises
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta