Eventos | Caixa Econômica Federal | 24/02/2011 09:17:49 | 520 Acessos
Caixa Cultural São Paulo apresenta: Os Recrutas do Gob Squad em Super Night Shot
Depois de grande sucesso em 2007 e 2008, os recrutas do Gob Squad voltam a São Paulo para realizar Super Night Shot - vídeo-performance premiada na Alemanha e Europa, concebida pelo coletivo Gob Squad.

A vídeo-performance interativa Super Night Shot acontece entre os dias 17 e 27 de março de 2011, no centro da capital paulista e se finaliza no Grande Salão da Caixa Cultural São Paulo (Sé). A cidade transforma-se em um set de filmagem para uma série de missões fantásticas. Bitucas de cigarro, pichações, carros e fachadas – tudo se transforma em adereço e cenário nesse filme-performance. Nele, passantes podem se converter em figurantes, amigos em potencial, amantes e até mesmo libertadores. Por meio de quatro tomadas únicas com quatro câmeras, o grupo brasileiro Recrutas do Gob Squad busca viver os sonhos de pessoas anônimas que povoam a cidade, transportando-as para o mundo do cinema.

Tudo é possível: presenciar uma ligação direta em um carro qualquer (com o consentimento de seu proprietário); acompanhar um beijo que se prolonga até a última parada de trem (com a anuência do parceiro escolhido ao acaso); ou a abdução dos protagonistas por alienígenas (devidamente paramentados). Bem ou mal-sucedido em seus intentos, o grupo documenta o ocorrido, mostrando-o como documento à plateia a partir de quatro pontos de vista distintos.

Super Night Shot é filmado por quatro performers, cada qual com sua câmera, uma hora antes de sua projeção para o público, sem qualquer corte ou edição. Todas as câmeras são sincronizadas para as gravações, simultâneas, nas ruas que circundam o local de apresentação. Antes de tomar as ruas da cidade como cenário de suas aventuras, ocasião para encontros imprevistos entre indivíduos até então estranhos uns aos outros, os quatro performers declaram “guerra ao anonimato”. Um beijo hollywoodiano entre um auto proclamado “herói” e sua (antes insuspeitada) “co-estrela” pode sinalizar a reunião final dos quatro exploradores, que voltam ao ponto inicial das gravações para serem recebidos pelo público que aguarda a projeção. As fitas são imediatamente projetadas lado a lado, de forma sincronizada, convertendo-se em uma epopéia em tela grande.

O grupo britânico-alemão Gob Squad desenvolveu Super Night Shot, e depois de uma festejada estreia em Berlim, o projeto foi elencado entre os dez melhores espetáculos de 2003, espraian desde então, por toda a Europa, sua “guerra ao anonimato”, que chegou ao Brasil em 2006, no quadro da programação “Copa da Cultura”. Em duas residências em São Paulo e no Rio de Janeiro, três integrantes do Gob Squad, Simon Will, Sean Patten e Berit Stumpf, além do sound designer Jeff McGrory, escolheram um grupo de 7 performers e adaptaram com eles Super Night Shot para o Brasil. Os Recrutas do Gob Squad já se apresentaram em diversas cidades brasileiras com grande sucesso em 2007 e 2008.

Agora, os Recrutas do Gob Squad saem novamente a campo com a missão de salvar o coração de São Paulo do anonimato, transformando em performances situações cotidianas que ocorrem nas ruas do centro da capital paulista que circundam a Caixa Cultural São Paulo (Sé).

Gob Squad trabalha desde 1994 com performances, instalações e novas mídias. No cenário europeu, o grupo se tornou conhecido sobretudo pelas ações em espaços públicos – edifícios, lojas, terminais de metrô, estacionamentos e hotéis, bem como em galerias e teatros. Trabalhando de modo coletivo na concepção, elaboração e performance de todos os seus trabalhos, o grupo, integrado por Sean Patten, Berit Stumpf, Sarah Thom, Simon Will, Bastian Trost e Johana Freiburg, tem como base as cidades de Nottingham, Hamburgo e Berlim.
www.gobsquad.com

Aos sábados, às 17horas, as apresentações contarão com o recurso de tradução para LIBRAS.

Ficha técnica:
Concepção: Gob Squad (Sean Patten, Berit Stumpf, Sarah Thom, Simon Will, Bastian Trost e Johana Freiburg) e Jeff McGrory (Som)
Performers no Brasil: Cynthia Margareth, Camila Vinhas, Cristiana Ceschi, Fernanda Felix, Michel Blois, Fernando Lopes e Rodrigo Nogueira
DJs: Eugenio Lima, Daniel Oliva
Intérprete LIBRAS: Elisabeth Figueira
Programação Visual: Breno Menezes
Edição de vídeos para divulgação: Denner Hall
Produção executiva: Maia Gongora
Direção de Produção: Patricia Souza Ceschi / Aymberê Produções Artísticas Ltda.
Apoio: Goethe-Institut, Nexus Turismo, Cantina Piolin

SERVIÇO:
Espetáculo Super Night Shot com os Recrutas do Gob Squad
Datas: de 17 a 20 de março e de 24 a 27 de março de 2011
Horário: de quintas e sextas-feiras às 19h e sábados e domingos às 17h
Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Grande Salão
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Capacidade: 100 lugares
Duração: 1 h
Classificação etária: Livre
Informações - Tel: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais