Home Institucional Produtos e Serviços Estatísticas Newsletter Ferramenta Local MailingNet Fale Conosco
Central de Atendimento: (11) 3341-2800
Login
Senha
Esqueci minha senha
Leitura de conteúdo
Pautas | Studio Press | 09/02/2011 18:22:32 | 868 Acessos
DASA apresenta diagnóstico definitivo da superbactéria KPC

A DASA, maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina e quarta maior deste segmento no mundo, disponibiliza ao mercado de saúde o teste confirmatório para detecção da bactéria produtora de KPC - Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase. Ideal para instituições de saúde, o exame contribui, significativamente, na detecção precoce das bactérias produtoras de KPC e auxilia diretamente na vigilância e controle de surtos ocasionados por estes agentes, já que concede resultados precisos por meio de caracterização molecular e dispensa outros testes confirmatórios.

Segundo a médica Natasha Slhessarenko (CRM-2909), da DASA, que é representada em Mato Grosso pelas marcas Cedic e Cedilab, a nova metodologia por análise molecular, quer seja por PCR e enzimas de restrição ou PCR seguido de sequenciamento automático de DNA, permite identificar a KPC e possibilita a caracterização de diferentes clones desses microrganismos. “É importante ressaltarmos que esses procedimentos auxiliam na implementação de medidas de controle mais efetivas por parte das instituições de saúde”, acrescenta Dra. Natasha.

Os testes mais comuns empregados no rastreamento da KPC são diversificados, podendo utilizar o método de cultivo de células ou identificação. A identificação da bactéria é complementada pela realização de teste de sensibilidade aos antibióticos e outros testes confirmatórios, o que demanda tempo para o diagnóstico definitivo. “Em casos de surtos de bactérias super resistentes, como o caso do Brasil diante da KPC, a eficácia e agilidade dos laudos é um agente bastante importante no controle e erradicação destes microrganismos. Além disso, o teste molecular permite traçar o caminho da disseminação da bactéria no Hospital e auxiliar no seu controle”, completa a médica.

Com o novo serviço, a DASA contribui efetivamente com as instituições de saúde no combate ao surto de infecções causadas por estas bactérias resistentes a diversas classes de antimicrobianos – as chamadas “superbactérias”.

A KPC
A KPC, responsável por infecções em humanos, principalmente em ambiente hospitalar, foi descrita pela primeira vez na Carolina do Norte (Estados Unidos) em 1996. Desde então, houve disseminação deste agente para outras regiões dos Estados Unidos e posteriormente outros continentes, como Europa (principalmente Grécia), Ásia e América do Sul. No Brasil, o primeiro relato ocorreu em Recife no ano de 2007. Atualmente, encontra-se disseminada em diversas regiões brasileiras e recentemente foi responsável por grandes surtos em diversos hospitais brasileiros.

Geralmente, estes isolados apresentam resistência concomitante a quase todos os agentes antimicrobianos testados e estão associadas a altas taxas de mortalidade, particularmente entre pacientes muito debilitados, expostos a procedimentos invasivos e com tempo de hospitalização prolongado (CDC 2009). Uma importante particularidade destes agentes é que o gene que codifica a produção desta enzima (carbapenemase) está inserido em um plasmídio (gene blaKPC), elemento genético móvel que pode se disseminar facilmente tanto para bactérias da mesma espécie como para bactérias de espécies diferentes.

Sobre a DASA
A DASA é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina e a quarta maior no mundo. Com mais de 16 mil colaboradores, a companhia processa em média 174 milhões de exames por ano e tem como valores principais a busca constante por excelência, ética e qualidade na prestação de serviços e prazer em cuidar bem. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 24 marcas em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal – Delboni Auriemo e Lavoisier (SP), Bronstein, Lâmina, Med Imagem, Multi-Imagem, Pro Echo e Sergio Franco (RJ); CDPI, Club DA (RJ e SP); Pasteur e Exame (DF), Frischmann Aisengart e Alvaro (PR), CientíficaLab (ES, MG, RJ e SP), CientíficaLab e MedLabor (TO), Image Memorial (BA), Lâmina (SC), Atalaia (GO), Cedic e Cedilab (MT), Cerpe (PE), LabPasteur e Unimagem (CE) e Delboni Auriemo (RS).
*Informações atualizadas de acordo com os resultados do 3T10 Proforma.



Sobre o Cedic e Cedilab Medicina Diagnóstica

O Cedic e Cedilab nasceram, respectivamente, há 14 e 9 anos no Mato Grosso e são considerados referências para o segmento de medicina diagnóstica. Juntos, somam mais de 200 colaboradores em nove unidades, que atuam na capital e na região metropolitana. São realizados mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem que contemplam serviços e soluções diferenciados com qualidade, rapidez e alto padrão de atendimento, como a coleta domiciliar. Há dois anos, a marca é escolhida como o prestador de serviços em medicina diagnóstica mais lembrado pela população na região por meio do prêmio Top of Mind, realizado pela revista RDM, com os institutos Newcomdates Tecnologia da informação e Full Time Pesquisa de Mercado . O Cedic e Cedilab fazem parte da DASA, maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina e quinta maior no mundo. Para mais informações: www.cedic.com.br e www.cedilab.com.br .


 

Compartilhar
Sala de imprensa Studio Press
Empresa STUDIO PRESS COMUNICAÇÃO E EDITORA LTDA
Contato Roberta Penha
E-mail redacao2@studiopresscomunicacao.com.br Fone (65) 36231274
Editoria (s) Social, Saúde
"A Maxpress publica pautas e notas de clientes a quem cabe toda e qualquer responsabilidade pelas informações nelas contidas, e pelos direitos eventuais de autoria e de imagem."
Não há Conteúdos relacionados.
Não há Tag's relacionadas.
busca avançada
MAXPRESS
MAXETRON
Serviços de Tecnologia
e Informações LTDA
Copyright© 2010 Maxetron.
Todos os direitos reservados.
All rights reserved
Política de Privacidade
Portal Maxpress
Grupos editoriais
Arte e Lazer
Feminino e Masculino
Ciência e Ambiente
Geral
Comunicação
Nacional e Mundo
Economia e Finanças
Saúde
Empresas
Transportes
Esportes
Turismo
Portais
Institucional
Produtos e Serviços
Anúncio de banner
Contato
Fale conosco
MaxPR
Públicos
Imprensa Brasil
Corporativo
Governo Brasil
Imprensa latina
Vip
Ferramentas
Distribuidor
Gestor
Monitor
Ao Vivo
Conhecimentos
Prêmios
Crises
Serviços
Mailing avulso
Job
Facilidades
Saídas
Minha conta